CartõesFinanças

Anuidade do cartão: o que é e como funciona essa cobrança?

Quer saber o que é a anuidade do cartão? Portanto, confira todas as informações e tire suas dúvidas sobre ela!

O uso do cartão de crédito está aumentando constantemente, de acordo com a Abecs (Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços).

Sendo assim, o valor movimentado com cartões em 2022 ultrapassou os três trilhões de reais, conforme levantamento da associação.

Além de ser um método de pagamento eficiente, conveniente e seguro, os melhores cartões de crédito para cada perfil também oferecem ótimos benefícios para o dia a dia do cliente.

No entanto, ao solicitar um cartão de crédito, muitos consumidores têm dúvidas sobre o significado da anuidade do cartão e qual é o propósito dessa taxa. Portanto, vamos explicar esse assunto detalhadamente a seguir!

O que é anuidade do cartão?

A anuidade de cartão de crédito é uma taxa cobrada anualmente pela contratação e a utilização do cartão, que os bancos emissores cobram.

Essa taxa serve para cobrir os custos de manutenção do cartão, melhorias e atualizações periódicas, além de se utilizar em investimento na central de atendimento ao cliente.

Por outro lado, é importante lembrar que nem todas as instituições financeiras cobram essa taxa, mas o Banco Central do Brasil permite e regula a cobrança.

A anuidade é cobrada mensalmente ou anualmente?

Cada banco estabelece um valor anual para essa taxa, conhecida como “anuidade”, que o cliente deve pagar ao longo do ano enquanto utiliza o cartão de crédito.

No entanto, a maioria dos bancos opta por dividir o valor total da anuidade em parcelas mensais, sendo 12, 8, 6 ou 4 vezes, conforme determinado pelo emissor do cartão.

Sendo assim, dessa maneira ajuda a tornar a taxa mais leve no orçamento pessoal do cliente.

Como funciona a anuidade do cartão de crédito?

Entender como funciona o valor da anuidade do cartão é fundamental, pois ele varia de acordo com características específicas de cada produto, estipuladas pelo banco.

A tarifa associada à anuidade difere com base na bandeira do cartão, sua variante (como Gold, Platinum ou Black), o limite pré-aprovado e os benefícios oferecidos.

Considere os cartões Azul Itaú como exemplo

O Azul Itaú oferece diferentes variantes de cartões de crédito internacional, como Gold, Platinum e Infinite.

Cada versão apresenta exclusividade, proporcionando benefícios aprimorados e, consequentemente, uma tarifa de anuidade diferenciada.

Entretanto, há cartões que dispensam essa taxa, mantendo os mesmos serviços financeiros. Portanto, os cartões que possuem anuidade geralmente oferecem vantagens adicionais para compensar essa cobrança.

É possível que a anuidade seja isenta por um período específico, variando entre meses ou até mesmo um ano.

No entanto, essa isenção não é uma regra, e a cobrança pode ser aplicada assim que o cartão começar a ser utilizado.

Além disso, muitos bancos emitem cartões sem anuidade, nos quais o uso do cartão é gratuito indefinidamente.

Se mesmo assim houver cobranças indevidas, a recomendação é procurar o PROCON para fazer queixa contra a instituição financeira.

Como descobrir o valor da anuidade cobrada?

Para descobrir o valor da anuidade do seu cartão de crédito, existem diferentes maneiras de acessar essa informação.

Se você já possui o cartão, o valor da tarifa pode ser consultado no contrato do cartão, disponível tanto em versão física quanto digital.

Outra opção é verificar o aplicativo da instituição financeira associada ao seu cartão ou acessar o internet banking.

Geralmente, nessas plataformas, é possível encontrar informações detalhadas sobre as taxas associadas ao seu cartão, incluindo a anuidade.

Por outro lado, se preferir uma abordagem mais direta, você pode entrar em contato com o banco por telefone.

Os serviços de atendimento ao cliente geralmente estão disponíveis para fornecer informações sobre a anuidade do seu cartão de crédito.

Dessa forma, você pode escolher o método que melhor se adequa às suas preferências para obter essas informações de forma rápida e eficiente.

Tem como negociar o valor dessa tarifa?

Se você aprecia o seu cartão de crédito, mas não deseja mais arcar com a anuidade estipulada, saiba que é possível negociar esse valor entrando em contato com a central de atendimento do seu banco.

Os emissores estão habituados a receber pedidos desse tipo e consideram diversas variáveis, como o montante que você gasta com o cartão, a pontualidade nos pagamentos e a extensão do seu uso.

Entretanto, há cartões nos quais, dependendo dos seus gastos, a tarifa pode ser zerada. Por exemplo, o Cartão Santander SX possui anuidade, mas se você fizer gastos acima de R$100,00 na fatura, ela fica totalmente isenta.

Vale ressaltar que a anuidade sofre alterações anuais, sendo assim, é aconselhável realizar a negociação regularmente para garantir as melhores condições.

Tipos de Anuidade de cartão de crédito

Existem diversos tipos de anuidade de cartão de crédito, e cada instituição financeira pode escolher o método que melhor se adequa às suas políticas. Portanto, confira a seguir mais sobre elas:

Convencional

Na anuidade convencional, o valor é fixo e pago uma vez por ano, à vista ou em até 3 parcelas. Geralmente, essa modalidade não é comum em planos básicos, proporcionando transparência ao usuário, que conhece exatamente o valor a ser pago.

Dependente

A anuidade dependente é cobrada apenas quando outra pessoa da família utiliza o cartão de crédito. O pagamento está vinculado às compras realizadas pelo cartão, não havendo cobrança da tarifa se não houver gastos no mês.

Sendo assim, essa opção é adequada para pessoas que não costumam parcelar compras e usam o cartão em situações específicas.

Gratuita

Na anuidade gratuita, o banco decide não cobrar nenhuma taxa, independentemente do valor gasto.

Essa prática tornou-se comum, levando muitas pessoas a migrarem para bancos digitais, que foram os primeiros a adotar essa solução.

Sendo assim, os bancos tradicionais também buscaram inovação e digitalização para oferecer essa opção.

Diferenciada

A anuidade diferenciada é bastante conhecida no Brasil. Nessa modalidade, o valor da taxa é pago mensalmente, tornando-a mais acessível.

No entanto, tem que tomar cuidado, pois o valor dividido pode parecer menor, e o cliente pode não ter ciência do total que vai pagar, já que se desconta diretamente na fatura do cartão.

Especial

A anuidade especial refere-se a instituições financeiras que cobram a taxa de forma especial para alguns clientes.

Muitos bancos, especialmente em contas universitárias, oferecem a conversão do valor da tarifa em créditos para celular. Esta categoria também inclui bancos que isentam a anuidade no primeiro ano de uso.

Vale a pena pagar a anuidade do cartão de crédito?

Como mencionado antes, as instituições financeiras que cobram a anuidade do cartão de crédito proporcionam vantagens assim compensando o valor da taxa, justificando assim o pagamento.

Esses benefícios geralmente incluem descontos e programas de pontos ou milhas, adicionando valor ao produto. Dependendo da tarifa e dos benefícios oferecidos, isso pode resultar em economia para você.

Contudo, antes de solicitar um cartão de crédito, realize uma pesquisa aprofundada sobre os custos associados à taxa e os benefícios que o cartão pode disponibilizar.

Isso permitirá avaliar se, mesmo com a taxa, os benefícios atendem às suas necessidades e são benéficos para suas finanças a ponto de valer a pena o pagamento dessa tarifa.

VEJA MAIS RELACIONADO:

Flávio Coelho

Meu nome é Flávio Coelho e ensino através do site Finanças Guiada tudo relacionado a negócios, cartão de crédito e finanças.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *