Empréstimo

Refinanciamento de Veículos: Como funciona e vale a pena

Está querendo fazer um refinanciamento de veículos? Descubra como funciona e conheça algumas dicas de instituições que oferecem este tipo de empréstimo.

Se precisa de dinheiro e quer contratar um empréstimo com juros mais baixos, uma boa opção pode ser o refinanciamento do seu veículo. Este tipo de empréstimo oferece melhores condições de juros porque utiliza o seu veículo como garantia, o que reduz o risco de incumprimento para o banco.

Com o refinanciamento do seu veículo, pode trocar uma dívida cara por uma mais barata, obtendo uma redução na taxa de juros.

O que é refinanciamento de veículos?

O refinanciamento de veículos é uma forma de crédito em que o carro é usado como garantia de pagamento. Essa é uma das opções de empréstimo com garantia, que oferece juros mais baixos devido à garantia de um bem (como uma casa, carro ou até mesmo salário).

Assim, seu bem pode ajudá-lo a obter dinheiro para usar como quiser ou precisar. Por essa razão, o refinanciamento de veículos é considerado uma das opções de empréstimos mais viáveis e benéficas no mercado.

Uma outra vantagem é que, ao refinanciar o veículo, você não precisa deixar de usá-lo. No entanto, algumas pessoas podem se sentir inseguras em contratar um empréstimo e deixar seu veículo como garantia.

Como funciona o refinanciamento de veículos?

O refinanciamento de veículo funciona como uma forma de empréstimo em que o proprietário do carro o utiliza como garantia junto a uma instituição financeira. É também conhecido como empréstimo com garantia de veículo, onde você aliena o seu bem para obter crédito.

Nesse tipo de empréstimo, você utiliza o seu veículo como garantia de que irá pagar as parcelas, o que torna possível obter juros mais baixos. Tanto carros como motos podem ser usados como garantia, mas é importante que o veículo esteja em bom estado, sendo que quanto mais novo, maior será o crédito disponível.

As instituições financeiras que oferecem refinanciamento de veículos podem liberar até 80% do valor do automóvel em crédito. O empréstimo pode ser solicitado online e o dinheiro é liberado rapidamente. O prazo para pagamento das parcelas é geralmente de 24 a 48 meses, mas algumas instituições oferecem prazos de até 60 meses.

Requisitos para utilizar o veículo como garantia

É importante lembrar que há alguns requisitos que devem ser seguidos para utilizar o veículo como garantia do crédito:

  • Para solicitar o refinanciamento o veículo tem que estar no nome de quem vai solicitar essa linha de crédito;
  • O valor do crédito aceito varia de acordo com o preço que o veículo custa;
  • Geralmente, só são aceitos carros com até 10 anos de fabricação.

Além desses requisitos, a instituição financeira pode exigir outros critérios no momento da contratação, que podem variar de acordo com cada lugar.

Por que as condições são mais vantajosas?

Como é possível perceber, o refinanciamento apresenta condições mais vantajosas do que um empréstimo pessoal, por exemplo. Isso ocorre porque, como a instituição tem maior garantia de que o crédito será pago (já que o veículo fica no nome dela), as chances de inadimplência são bem menores. Ou seja, quanto menor o risco para a instituição, melhores serão as condições do crédito.

Refinanciar carro ou moto vale a pena?

Antes de optar pelo refinanciamento de veículo, é essencial avaliar cuidadosamente o seu planejamento financeiro para garantir que as parcelas do empréstimo cabem no seu orçamento. Isso garantirá que o refinanciamento seja vantajoso para você e que você possa quitar suas dívidas sem perder o seu carro para a instituição financeira.

Para fazer a melhor escolha, faça uma simulação de empréstimo e compare as taxas, valores e prazos oferecidos pelas diferentes instituições financeiras. Você pode utilizar uma calculadora para ajudar nessa tarefa.

Depois de realizar todas as análises necessárias e verificar que o refinanciamento se encaixa no seu orçamento pessoal, pode ser uma opção vantajosa, já que oferece facilidade e condições mais favoráveis do que outras modalidades de empréstimo com juros.

Perguntas Frequentes sobre o assunto

Você ainda tem perguntas sobre como o refinanciamento de veículos funciona? Listamos abaixo algumas das principais dúvidas sobre essa modalidade de empréstimo com garantia.

Qual a taxa de juros para refinanciamento de veículos?

As taxas de juros para refinanciamento de veículos variam conforme a instituição financeira. O score do cliente, que avalia o risco de inadimplência com base em seu histórico, também afeta a taxa aplicada. Além disso, o ano do veículo e o prazo de pagamento escolhido pelo cliente influenciam na taxa final.

Além dos juros, o contrato inclui outras taxas como a TAC (Taxa de Abertura de Crédito) e o IOC (Imposto Operacional de Crédito), que são cobrados em todas as aberturas de crédito. No entanto, ainda assim, o refinanciamento de veículos é uma das opções de crédito mais baratas e vantajosas para quem precisa de empréstimo.

Quais são condições de pagamento do Refinanciamento de Veículos?

A maneira como o refinanciamento de veículos pode ser pago varia de acordo com a instituição financeira. Por isso, é importante comparar as opções disponíveis no mercado.

Algumas empresas oferecem a possibilidade de carência de até 60 dias para o pagamento da primeira parcela, o que pode ser uma vantagem para quem está com as contas apertadas. Além disso, é possível antecipar parcelas e receber um desconto nos juros, já que o refinanciamento funciona como um CDC (Crédito Direto ao Consumidor).

Tem como utilizar veículo financiado como garantia no empréstimo?

Sim, é possível realizar essa operação. Quando um veículo é adquirido através de um financiamento, ele é automaticamente alienado para a empresa que concedeu o crédito. Isso significa que, mesmo que os documentos do veículo estejam em nome do motorista, o carro ou a moto só será efetivamente propriedade da pessoa quando todas as parcelas do financiamento forem quitadas.

Ao fazer um empréstimo com garantia de veículo alienado, o proprietário coloca o veículo como garantia, mesmo que ele ainda não tenha sido totalmente pago. Parte do novo empréstimo concedido é utilizada para pagar a dívida pendente com a primeira instituição, enquanto a outra parte é destinada ao proprietário do veículo, que pode usá-la como desejar. No entanto, é importante lembrar que o veículo continuará alienado, agora para a nova instituição financeira que concedeu o novo crédito.

Quais as chances de perder meu veículo?

Isso só acontecerá se você se tornar inadimplente, ou seja, se não pagar as parcelas em dia. Sendo assim, as empresas que oferecem crédito com garantia de veículo não têm como objetivo tomar o carro das pessoas, pois esse processo é demorado e caro. Em vez disso, eles buscam receber o valor do crédito concedido.

Se você atrasar um boleto, a empresa entrará em contato para entender a situação e encontrar uma solução para regularizar o pagamento. Somente após esgotadas todas as possibilidades de negociação é que se iniciará o processo de retomada do veículo.

Não há necessidade de ter medo ou preocupação em fazer um refinanciamento de veículos. Entretanto, se você escolher uma empresa confiável, consultores especializados analisarão seu caso e farão uma proposta que não afete sua renda mensal e esteja dentro de suas possibilidades de pagamento.

Essa estratégia reduz o risco de descumprimento do contrato e ajuda o cliente a começar uma nova fase de sua vida financeira, mais organizada e planejada podendo até mesmo ajudar na estabilidade financeira. Seu veículo estará seguro e você terá dinheiro para pagar suas dívidas ou realizar seus sonhos.

Da para refinanciar meu carro com o nome sujo?

Geralmente, as instituições financeiras exigem que o nome do solicitante de crédito esteja limpo para conceder um empréstimo. Porém, é possível refinanciar o seu veículo mesmo estando com o nome negativado.

Entretanto, ao solicitar um empréstimo com o nome sujo, os juros tendem a ser mais altos para você. Isso ocorre porque o mercado financeiro considera que há uma maior probabilidade de o cliente inadimplente não pagar esse novo empréstimo. Consequentemente, os juros são elevados para cobrir esse risco maior. Essa é a lógica do mercado de crédito.

Contudo, mesmo que esteja negativado, é possível conseguir taxas de juros mais baixas no empréstimo com garantia de veículo ou refinanciamento de veículo, pois o bem oferecido como garantia diminui o risco da operação.

Portanto, não desconsidere essa opção apenas por estar com o nome sujo. É essencial analisar todas as propostas de diversos produtos financeiros e comparar qual será mais vantajosa para a sua situação financeira e ajudar a sair das dívidas.

Quando contratar um empréstimo como garantia de veículo?

Ao buscar um empréstimo, é necessário avaliar cuidadosamente as opções disponíveis e considerar os prós e contras. Portanto, é essencial também refletir sobre a sua situação financeira atual e verificar se está preparado para assumir novos compromissos.

Muitas pessoas procuram crédito com a intenção de quitar suas dívidas ou realizar grandes projetos, e isso pode ser uma oportunidade para tirar os planos do papel. No entanto, é importante ter um planejamento sólido e garantir que será possível pagar o empréstimo no futuro.

É fundamental pesquisar as diferentes modalidades de crédito disponíveis e escolher a que melhor se adapta às suas necessidades e ao seu orçamento. Sendo assim, fazer um bom negócio é importante para evitar se endividar ainda mais e cair em uma situação financeira delicada. O crédito deve ser uma solução para seus problemas, e não uma causa adicional de preocupações.

Tem como vender meu veículo usado nessa garantia?

Enquanto o empréstimo estiver em andamento, é possível utilizar o veículo como quiser, mesmo que ele tenha sido refinanciado e esteja em alienação fiduciária. A posse direta do carro permanece com o proprietário, que pode continuar a usá-lo normalmente. No entanto, se houver interesse em vender o veículo antes do término do empréstimo, é necessário quitar a dívida antes.

Melhores bancos para refinanciamento de veículos

Por muito tempo, as opções de crédito eram limitadas a bancos. No entanto, a boa notícia é que, além das instituições tradicionais, surgiram novas propostas de empresas no mercado com o objetivo de tornar o processo mais fácil e moderno.

Essas empresas são as fintechs, especializadas em finanças e tecnologia, que oferecem crédito com um diferencial em relação ao processo online e à flexibilidade dos serviços. Além disso, as fintechs têm juros menores devido à sua atuação 100% digital, sem a necessidade de agências físicas.

Falado isso, abaixo listarei alguns bancos confiáveis que fazem esse tipo de empréstimo. Porém, vale lembrar que a melhor escolha sempre prevalece a de quem está contratando.

  • Sim empréstimos
  • Finanzero
  • Creditas
  • Bxblue
  • Just

Sendo assim, faça uma analise mais profundas sobre essas instituições e veja qual a melhor para você.

VEJA MAIS RELACIONADO:

Flávio Coelho

Meu nome é Flávio Coelho e ensino através do site Finanças Guiada tudo relacionado a negócios, cartão de crédito e finanças.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *