FaturaFinanciamento

Boleto FIES Caixa: Onde Gerar 2º Via da Fatura?

Saiba como obter uma segunda via do boleto do FIES na Caixa online e como renegociar dívidas deste financiamento estudantil.

Muitas pessoas têm dúvidas sobre o Fundo de Financiamento Estudantil, especialmente quando se trata de solicitar a segunda via do boleto do FIES na Caixa.

Portanto, para ajudar com essa questão, verifique o conteúdo e aprenda como solicitar a segunda via do boleto do FIES na Caixa.

Boleto do FIES o que é?

O boleto FIES é o documento utilizado para realizar o pagamento das parcelas do financiamento estudantil.

O pagamento do FIES se realizada da seguinte forma: durante o curso, o estudante paga apenas as taxas bancárias e os juros fixados, incluídos nos boletos, conforme estipulado no contrato do financiamento. A contratação do financiamento também define o valor máximo que o estudante paga e o prazo para efetuar o pagamento a cada três meses.

Sendo assim, os boletos do FIES indicam o valor das parcelas do financiamento, que só começam a ser pagas após a conclusão do curso, quando se inicia o pagamento da dívida em si.

Como obter o boleto FIES Caixa?

Para solicitar a segunda via do boleto do FIES na Caixa Econômica Federal, é necessário acessar o site do banco ou o aplicativo do FIES.

Veja como gerar a segunda via do boleto do FIES na Caixa:

  1. Entre no site da Caixa ou no app do FIES;
  2. Digite o número do CPF e também da data de nascimento;
  3. Digite as letras no campo “código verificador”
  4. aperte em “Iniciar Operação”;
  5. Por fim, selecione “Boletos em Aberto” e baixe o documento para salvá-lo.

Lembre-se de que o horário para solicitar a emissão do boleto diretamente no site da Caixa é das 9h às 19h, de segunda a sexta-feira.

Além disso, em caso de atraso no pagamento, cobra-se uma multa diária de R$50,00.

Onde pagar boleto FIES da Caixa Econômica?

Os pagamentos das parcelas do financiamento estudantil podem ser realizados em até 14 anos após a conclusão do curso.

Contudo, o estudante pode receber os boletos mensais pelo correio ou acessar a segunda via do boleto diretamente pelo site da Caixa Econômica Federal.

Veja onde pagar o boleto FIES antes de que chegue a data do vencimento:

  • Em bancos e casas lotéricas;
  • Em caixas eletrônicos;
  • Por meio de aplicativos bancários;
  • Com cartão de crédito.

Na Caixa Econômica Federal, também é possível efetuar o pagamento por meio de débito automático.

O que fazer caso deixe os boletos atrasados?

É comum que ocorra inadimplência no pagamento das parcelas do FIES. Caso isso aconteça, é importante buscar formas de renegociar a dívida.

Vale lembrar que, em caso de inadimplência do financiamento, o nome do responsável financeiro pelos pagamentos será incluído em órgãos de proteção ao crédito, como Serasa e SPC.

Portanto, é fundamental ficar atento ao início do pagamento das parcelas e às datas de vencimento. Se recomenda fazer um planejamento financeiro para garantir o pagamento em dia e manter-se sempre atento às suas contas.

Como imprimir o boleto?

Devido à maioria dos contratos serem realizados com a Caixa Econômica Federal, a impressão do boleto se torna um processo simples. Após atualizá-lo no site do banco, basta clicar em gerar boleto e solicitar a impressão.

Para as demais instituições bancárias, é necessário verificar as opções disponíveis para impressão do boleto. Contudo, no caso do Banco do Brasil, que oferece o financiamento mais recentemente, a opção de impressão online também está disponível e em caso de dúvidas entre em contato pelo telefone 0800-729-5353.

Em outras instituições bancárias, pode ser necessário comparecer a uma agência para atualização do boleto ou solicitar a emissão online, caso essa opção esteja disponível.

VEJA MAIS RELACIONADO:

Flávio Coelho

Meu nome é Flávio Coelho e ensino através do site Finanças Guiada tudo relacionado a negócios, cartão de crédito e finanças.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *