EconomiaFinanças

PIX fora do ar: O que pode ter acontecido e como resolver?

Muitos usuários relatam que o PIX está fora do ar, mas o que significa isso, você teve problemas ao tentar fazer uma transferência PIX? Descubra as possíveis causas e soluções!

O PIX é uma das formas de pagamento mais populares atualmente e sua indisponibilidade pode causar muita dor de cabeça. No entanto, O PIX assim como qualquer outro sistema desenvolvido corre o risco de apresentar falhas.

Portanto, é possível que o recurso de transferência instantânea de dinheiro não funcione. Para evitar constrangimentos ou atrasos no pagamento, é importante saber o que fazer nessas situações.

Por isso, continue lendo este conteúdo para entender como resolver esse problema e o que pode ter causado.

Por que o PIX fica fora do ar?

Quando o sistema do PIX fica indisponível, pode ser devido a uma instabilidade no aplicativo da sua instituição financeira. Nesses casos, o problema pode ser resolvido rapidamente, em algumas horas.

Outra causa possível é a oscilação no próprio sistema do PIX, não sendo restrita a um aplicativo específico. Essas falhas podem estar relacionadas ao Banco Central (BC), afetando todas as instituições financeiras ao mesmo tempo.

O que fazer caso o PIX estiver fora do ar?

Se o problema ao fazer a transferência estiver no aplicativo do seu banco ou instituição financeira, é recomendado reiniciar o aplicativo e verificar se a conexão com a internet está estável para garantir que não seja um problema da rede.

Entretanto, se mesmo após essas ações a operação não for concluída, é indicado reiniciar o celular. Caso ainda não seja possível realizar a operação, a única alternativa é aguardar a solução do problema.

Se houver uma falha no sistema do PIX, será necessário esperar a resolução pelo Banco Central. É importante destacar que, como o sistema é utilizado por diversas instituições financeiras, a tendência é que o problema seja resolvido rapidamente.

Para verificar se o PIX está indisponível somente para você ou se é um problema geral, é possível consultar redes sociais em tempo real, como o Twitter. Buscar pelo nome da sua instituição, “PIX” ou palavras relacionadas no campo de busca pode ajudar a entender o que as pessoas estão falando sobre o assunto.

Como fazer pagamentos com o PIX fora do ar?

Se você precisa fazer um pagamento urgente e o PIX ainda está fora do ar, existem outras opções de pagamento e transferência disponíveis.

Transfira por meio do TED ou DOC

As transferências TED e DOC funcionam de maneira semelhante ao PIX, mas não são instantâneas. Dependendo do horário e do dia em que a transação é realizada, a data em que o dinheiro chega na conta do destinatário pode variar.

Em algumas instituições financeiras, pode haver cobranças adicionais, então é importante verificar as condições do seu banco ou instituição antes de optar por essas formas de pagamento.

Transferência do dinheiro à mesma instituição

Se você e o destinatário do pagamento possuem contas na mesma instituição financeira, essa é uma opção imediata e gratuita, assim como o PIX. Portanto, vale lembrar que só vale até as 22:00 do mesmo dia.

Pagando com boletos

Algumas instituições financeiras, como o Nubank, permitem que você gere um boleto de cobrança para realizar o pagamento. No entanto, esse método pode levar até 3 dias para que o dinheiro seja creditado na conta do beneficiário. Se ele preferir receber o dinheiro mais rapidamente, é melhor aguardar o retorno do PIX.

Pagamento com cartão

Se o destinatário possui uma máquina de cartão, você pode optar por realizar o pagamento com cartão de crédito ou débito. O cartão de débito é uma alternativa mais semelhante ao PIX, pois o dinheiro é debitado imediatamente. No entanto, você pode escolher qual modalidade de cartão usar.

Pagamento por link

Se a pessoa que deve receber o valor estiver longe, você pode enviar um link para pagamento com cartão de crédito e realizar o pagamento dessa forma.

Saque em dinheiro

Se nenhuma das opções acima for possível, você pode sacar dinheiro em um caixa eletrônico da sua instituição financeira ou em caixas da rede Banco24Horas e fazer o pagamento pessoalmente.

A escolha da melhor opção depende das suas necessidades no momento e se vale a pena esperar o retorno do PIX ou realizar o pagamento de outra forma.

FAQ

O que significa “Pix fora do ar”?

Quando o Pix está fora do ar, significa que o sistema de pagamento instantâneo está indisponível ou apresentando instabilidades, impossibilitando que as transações sejam realizadas.

O Pix fica fora do ar em todos os bancos?

Sim, se houver uma falha no sistema do próprio Pix, todas as instituições financeiras que adotam esse meio de pagamento instantâneo serão afetadas.

Quando o Pix volta após estar fora do ar?

O tempo que o Pix leva para voltar após ficar fora do ar pode variar dependendo do motivo da indisponibilidade. Em alguns casos, o problema pode ser resolvido em poucas horas, enquanto em outros pode levar mais tempo. É importante aguardar até que o Banco Central ou a instituição financeira resolva a questão.

VEJA MAIS RELACIONADO:

Flávio Coelho

Meu nome é Flávio Coelho e ensino através do site Finanças Guiada tudo relacionado a negócios, cartão de crédito e finanças.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *