Programa de Fidelidade

Nucoin: O que é e como funciona a criptomoeda do Nubank?

O Nucoin é uma moeda digital desenvolvida pelo Nubank, uma empresa conhecida por oferecer contas digitais sem taxas e cartões de crédito com anuidade zero e que possuí de recompensas.

Ela é utilizada exclusivamente dentro do programa de recompensas do Nubank, e é a resposta para a dúvida de como ela pode ser usada. Em resumo, o Nucoin é uma forma de moeda virtual que faz parte do programa da empresa.

Embora o Nucoin tenha ganhado popularidade, é importante destacar que ele só pode ser usado para realizar transações dentro do aplicativo do Nubank.

Atualmente, as principais operações possíveis com o Nucoin são:

A Nubank tem tentado promover o uso da sua moeda digital este ano, mas devido à sua exclusividade de uso nas próprias plataformas da empresa, o Nucoin não tem a possibilidade de adquirir ou trocar por outras criptomoedas ou moedas tradicionais, como o real ou o dólar.

Caso você ainda não entendeu completamente o conceito de criptomoeda e como o Nucoin pode ser benéfico para os clientes do Nubank, continue lendo para obter mais informações sobre essa alternativa financeira.

O que é o Nucoin?

O Nucoin é uma moeda virtual com uma finalidade específica: recompensar os usuários do Nubank por adotarem comportamentos financeiros saudáveis e positivos. No entanto, vale destacar uma diferença fundamental em relação ao bitcoin.

Enquanto o bitcoin é uma criptomoeda amplamente negociada globalmente, com valor de mercado e cotações em diversas bolsas, o Nucoin possui um propósito exclusivo dentro do ecossistema do Nubank.

Essa moeda digital é reservada para os clientes da plataforma Nubank e não tem valor comercial fora desse ambiente. Em outras palavras, não é possível negociar ou trocar o Nucoin por outras moedas digitais ou dinheiro tradicional.

Seu valor reside na recompensa e incentivo oferecidos aos usuários que adotam práticas financeiras responsáveis dentro do programa de recompensas da fintech.

O Nucoin, portanto, desempenha um papel singular como uma moeda virtual direcionada exclusivamente para beneficiar os clientes do Nubank.

O Nucoin é uma criptomoeda?

É importante esclarecer que o Nucoin não se enquadra na categoria de criptomoedas. Diferentemente das criptomoedas tradicionais, o Nucoin não é negociado em corretoras especializadas e não é uma forma de pagamento aceita por empresas que não estejam diretamente relacionadas ao Nubank.

Além disso, conforme a própria Nubank esclarece, o Nucoin é, na verdade, um token digital que representa ativos do mundo real no ambiente digital.

Esses ativos podem abranger uma variedade de itens, como mercadorias, contratos ou direitos. Dentro da plataforma do Nubank, o Nucoin possui um propósito específico, concedendo vantagens aos clientes que o possuem em sua carteira.

Portanto, embora o termo “coin” possa causar certa confusão, é importante compreender que o Nucoin é um token digital com uma função específica de representar ativos do mundo real e fornecer benefícios exclusivos aos usuários dentro do ecossistema Nubank.

Como utilizar o Nucoin?

A “criptomoeda” do Nubank pode ser comparada de maneira semelhante às milhas ou aos pontos que ganhamos com o cartão de crédito. Isso porque seu propósito é bastante parecido com esses ativos já conhecidos que coexistem no mercado.

O processo para obtê-la é o mesmo: a moeda virtual é concedida como recompensa aos usuários do Nubank que alcançam certos objetivos financeiros por exemplo, economizar dinheiro ou reduzir dívidas.

Você pode utilizá-la para desfrutar de ofertas exclusivas em lojas parceiras ou convertê-la em dinheiro, transferindo-a diretamente para sua conta bancária.

Como o Nucoin funciona?

O funcionamento do Nucoin é bastante intuitivo, assemelhando-se a muitos programas de fidelidade conhecidos. Os clientes acumulam moedas virtuais que podem ser usadas para desbloquear vantagens nas empresas parceiras Nubank, um diferencial é que essas moedas não têm prazo de validade.

Quando o saldo na Rede Nucoin atinge um determinado valor, o cliente se torna elegível para avançar de nível no programa.

Embora a fintech tenha planos de abrir a possibilidade de comercialização das moedas entre os participantes, ainda não há uma data definida para essa expansão.

Mesmo o programa de recompensas e dessa moeda virtual terem sido lançados em outubro de 2022, o Nubank continua trabalhando para promovê-los.

É importante ressaltar que, até o momento, o único patrocinador do programa é o própria empresa, mas a ideia do banco é atrair outros parceiros para integrar a Rede Nucoin no futuro.

Quem pode e como receber o Nucoin?

Os clientes que têm contas ou usam os cartões de crédito do Nubank ganham Nucoin como uma forma de prêmio por alcançarem seus objetivos financeiros.

A quantidade de moedas recebidas está relacionada ao sucesso financeiro do cliente e pode ser usada para obter vantagens especiais ao fazer compras em lojas que têm parceria com o Nubank.

Como acumular Nucoins

Se você já é cliente Nubank e está interessado em acumular Nucoins, é importante seguir um processo simples de inscrição. Para começar, siga estas etapas:

  1. Abra o aplicativo Nubank ( Android / iOS ) e acesse a aba de planejamento.
  2. Procure pelo ícone de um cifrão ($) ou vá para a seção de perfil, localizada abaixo das informações da sua conta.
  3. Dentro dessas opções, você encontrará a opção de “Inscrição”. Basta selecioná-la e aceitar as condições.

No entanto, caso não encontre essas opções em nenhum dos caminhos mencionados acima, pode ser que o programa de acumulação de Nucoins ainda não esteja disponível para você.

Nesse caso, uma alternativa é entrar em contato com o atendimento ao cliente do Nubank e expressar seu interesse em participar do programa. Isso aumenta suas chances de ser incluído quando o programa for liberado para um grupo maior de clientes.

Nucoins de boas-vindas quando entrar no programa

Ao ingressar no programa da fintech, os clientes são agraciados com um presente de boas-vindas na forma de, no mínimo, 50 Nucoins gratuitos. A quantidade exata pode variar de acordo com o histórico de relacionamento do cliente com o banco.

Aqui estão alguns critérios que influenciam a quantidade de moedas oferecidas aos novos integrantes:

  • Clientes que mantêm relacionamento mais longo com o Nubank recebem uma quantidade maior de Nucoins.
  • Se você trouxe novos clientes para o Nubank por meio de indicações, também receberá uma quantidade adicional de moedas.
  • Participar ativamente da NuCommunity e contribuir para os debates resulta em ganhos extras de Nucoins.
  • Fazer parte do grupo do Nucoin, que auxilia no aprimoramento do programa, é outro fator que aumenta a quantidade de moedas que você recebe.

Essas são as ações iniciais que proporcionam Nucoins, mas é possível acumular mais “criptomoedas” ao usar os cartões do banco digital em suas transações diárias e em outras interações com a plataforma Nubank.

Benefícios e vantagens dessa moeda digital

O Nucoin oferece benefícios notáveis ao incentivar os usuários a adotarem práticas financeiras responsáveis, promovendo a economia e a redução de dívidas.

Além disso, ele possibilita que os usuários aproveitem ofertas exclusivas em lojas parceiras, gerando economia adicional.

Outro ponto positivo é a facilidade de uso do Nucoin, que pode ser convertido em dinheiro e depositado de forma direta na conta bancária do cliente.

Isso significa que os usuários podem colher recompensas financeiras perceptíveis por seus esforços em manter uma saúde financeira agradável.

Vale a pena acumular Nucoin?

Por fim, a questão de saber se vale a pena acumular Nucoin é um tópico a ser considerado com vários aspectos.

Em comparação com milhas e pontos, que tem a possibilidade de negociação em plataformas externas, o Nucoin pode parecer estar em desvantagem, uma vez que não possui esse recurso de negociação.

Entretanto, se olharmos para o fato de que o Nubank não gera milhas, o Nucoin poderá eventualmente se tornar um ativo que tem a chance de negociação em outras plataformas no futuro.

No momento, o que torna o Nucoin valioso é seu papel na promoção de comportamentos financeiros responsáveis e na recompensa aos usuários por se esforçar em gerenciar suas finanças em dia.

Com sua facilidade de uso e capacidade de gerar economias adicionais por meio de ofertas exclusivas, o Nucoin é uma escolha interessante para aqueles que buscam aprimorar melhor sua saúde financeira.

VEJA MAIS RELACIONADO:

Flávio Coelho

Meu nome é Flávio Coelho e ensino através do site Finanças Guiada tudo relacionado a negócios, cartão de crédito e finanças.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *