FinançasFinanças Pessoais

Nome sujo: O que é e como consultar de forma online?!

O termo “nome sujo” pode preocupar muitas pessoas que desejam resolver suas dívidas ou têm algum pagamento pendente.

No entanto, é uma expressão comum usada por aqueles que buscam renegociar suas dívidas e recuperar a capacidade de obter um crédito futuro.

Abaixo, apresentamos o significado dessa expressão, métodos práticos para verificar a situação e algumas dicas para regularizar sua situação financeira.

O que é nome sujo?

Ter o nome sujo significa que alguém adquiriu um produto ou contratou um serviço e não fez o pagamento correspondente. Isso resulta na inclusão do seu nome em registros de órgãos de proteção ao crédito, como SPC, Serasa ou Boa Vista.

A origem desse termo remonta a uma prática antiga, na qual comerciantes se reuniam em locais públicos para expor os nomes de clientes que não honravam suas dívidas.

Portanto, com o tempo, essa lista era compartilhada entre várias pessoas e o nome do devedor ficava com o “nome sujo”.

Apesar disso, a expressão continua em uso nos dias atuais. Vamos explorar um pouco mais sobre o significado de ter o nome sujo? Confira!

Como consultar se meu nome está sujo?

Para verificar se o seu nome está negativado, é simples: basta checar em uma empresa de análise de crédito, como o Serasa ou SPC.

Nessas plataformas, você pode conferir gratuitamente a situação do seu nome. Basta se cadastrar através do site ou do aplicativo correspondente.

Acordo Certo

É possível realizar uma consulta sem custos através do Acordo Certo, em parceria com a Boa Vista.

Sendo assim, na plataforma você pode visualizar imediatamente as opções de negociação para suas dívidas pendentes. Não deixe de verificar agora mesmo!

Recovery

É possível realizar uma verificação através da Recovery para visualizar dívidas em aberto e negociá-las, até mesmo com descontos de até 98%.

Como o nome vai para os órgãos de proteção ao crédito?

Quando você deixa de cumprir um pagamento a uma empresa, seja por uma compra  no cartão de crédito, parcelamento, empréstimo, financiamento ou em contas simples como luz, água entre outras.

Sendo assim, a empresa em questão pode incluir seu nome em uma lista de devedores após um atraso de 30 dias.

Nesse momento, a empresa comunica essa inadimplência aos órgãos de proteção ao crédito, e você acaba com uma dívida negativa registrada em seu nome.

Posteriormente, os órgãos de proteção ao crédito entram em contato com o devedor, seja por meio de carta, telefone ou e-mail, para informar que o nome será incluído na lista de negativados. Contudo, você ainda tem um prazo de 10 dias para quitar a dívida ou negociá-la.

Caso não pague a dívida, seu nome fica disponível nas listas mantidas pelas agências de análise de crédito, o que permite que outras empresas verifiquem seu histórico de crédito e saibam que você possui essa dívida em aberto em seu nome.

Dificuldades de estar com o nome negativado

Entendemos que ter o nome sujo pode complicar a obtenção de crédito, independentemente do tipo, mas é importante compreender as implicações que isso pode ter em sua vida.

Quando seu nome está negativado, isso sinaliza ao mercado que você tem um histórico de pagamento problemático e dificuldades em cumprir suas obrigações financeiras. Isso pode impactar negativamente em várias áreas da sua vida, incluindo:

Dúvidas frequentes sobre o nome sujo

Uma pesquisa realizada pela Câmara Nacional dos Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo SPC revelou que mais de 61 milhões de brasileiros estão com o nome negativado.

Sendo assim, tem gerado muitos equívocos e informações incorretas sobre o assunto. Vamos desmistificar alguns deles, confira.

Pessoas com nome sujo não conseguem emprego

Isso é uma ideia equivocada! De acordo com a CLT, somente instituições financeiras podem impor restrições aos funcionários devido a pendências financeiras.

Nenhum outro setor tem o direito de se recusar a contratar alguém com histórico negativo de crédito, pois isso é ilegal e considerado um ato discriminatório.

O mesmo princípio se aplica a concursos públicos, onde apenas aqueles direcionados para instituições financeiras, como bancos, Banco Central, Casa da Moeda ou BNDES, podem impor restrições a candidatos negativados.

Tirar visto ou passaporte

Se alguém tem dívidas não pagas e está com o nome sujo, ainda é possível obter um visto ou passaporte, sem obstáculos para emitir qualquer outro documento como esse.

Dívida caduca em 5 anos

Isso não é verdade. A dívida em seu nome só será removida após o pagamento integral. No entanto, a lei estipula um período conhecido como prescrição.

Esse prazo de 5 anos para que a dívida caduque começa a contar a partir da data de inclusão do seu CPF nos registros de órgãos de proteção ao crédito.

Isso significa que, após esse período, o credor perde o direito de manter o seu nome na lista de negativado, permitindo que ele não conste mais como negativado em outros lugares.

No entanto, a dívida ainda existe em seu nome e as empresas credoras têm o direito de continuar a cobrá-la.

Além disso, essas dívidas ainda podem afetar sua capacidade de obter financiamentos e outros tipos de crédito.

Por fim, como limpar o nome sujo?

Para resolver suas dívidas e restaurar seu histórico de crédito, você pode começar com uma consulta para identificar quais dívidas ainda estão pendentes em seu nome. Uma vez identificadas, você pode entrar em negociação com as empresas credoras.

Frequentemente, essas empresas oferecem propostas com valores substancialmente menores do que o valor original da dívida, especialmente se você puder pagar de uma só vez.

No entanto, se o valor da negociação ainda for alto, você pode buscar um acordo com parcelas e, mesmo assim, obter um desconto considerável.

Ao efetuar o pagamento da primeira parcela, seu nome será removido da lista de devedores, saindo da situação de negativação.

Mas é importante destacar que, se você não cumprir com as parcelas subsequentes, a dívida poderá ser reativada, colocando seu nome de volta na lista de inadimplentes.

Após quitar a dívida, em geral, leva até 5 dias úteis para que seu nome seja retirado da lista de nome sujo.

VEJA MAIS RELACIONADO:

Flávio Coelho

Meu nome é Flávio Coelho e ensino através do site Finanças Guiada tudo relacionado a negócios, cartão de crédito e finanças.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *