Conta DigitalFintech

Conta digital para menor de 18 anos: Confira as melhores

Nesse artigo iremos abordar melhor sobre conta digital para menor de 18 anos. Portanto, fique até o final e saia tudo sobre essa opção para quem ainda é menor de idade.

As contas digitais têm se tornado uma excelente alternativa para quem deseja abrir uma conta bancária para menores de idade. É possível encontrar diversas opções disponíveis e avaliar se essa é uma boa escolha!

Os bancos digitais são empresas financeiras que oferecem muitas vantagens, além de maior facilidade e menos burocracia na hora de criar uma conta e usar os serviços disponíveis. Alguns desses bancos oferecem até mesmo a opção de conta digital para menores de 18 anos.

Desse modo, os pais e responsáveis que buscam uma solução para as finanças de seus filhos, ou jovens que querem dar os primeiros passos no mundo financeiro, têm a opção de abrir uma conta sem dificuldades. Porém, será que as vantagens realmente compensam? Descubra agora quais bancos oferecem contas digitais para menores de idade e como abrir uma conta.

Bancos que oferecem conta digital para menor de 18 anos

Quais são os bancos digitais que oferecem contas para menores de 18 anos? Há diversas opções disponíveis, cada uma com particularidades distintas.

Conta digital Iti

Recentemente, o Iti, um banco digital, lançou uma versão especial de sua conta digital exclusivamente para menores de 14 anos. Com essa opção, os clientes ficam isentos da taxa de mensalidade e ainda têm acesso a serviços gratuitos e ilimitados.

Inter Kids

O Inter Kids é um segmento do Banco Inter direcionado para jovens e crianças. A instituição oferece um cartão de débito Mastercard em nome do menor, juntamente com uma conta-corrente livre de taxas e com opções de investimento disponíveis.

Através do aplicativo, é possível investir em opções de renda fixa, como CDBs, LCIs, LCAs e poupança, além de outros tipos de fundos. Não é oferecido o cartão de crédito, uma vez que a lei brasileira limita este benefício apenas para pessoas acima de 18 anos ou emancipadas.

Next Joy

Se você está buscando informações sobre qual banco digital escolher para abrir uma conta para menor de idade, uma opção é o Next Joy. Trata-se de uma conta digital do banco Next criada especialmente para crianças e adolescentes de 0 a 17 anos.

Uma das principais vantagens é que essa conta é vinculada diretamente à conta principal do responsável, que pode gerenciá-la por meio do aplicativo. Além disso, o banco desenvolveu um aplicativo personalizado e atraente para que os menores possam acessar e visualizar suas finanças de forma clara e simples.

A conexão entre os aplicativos possibilita que o responsável pela conta crie objetivos para a criança ou adolescente, incentivando-os a ter práticas financeiras saudáveis.

Ademais, é viável agendar e automatizar depósitos mensais de mesada, além de gerenciar todos os gastos da criança ou adolescente.

Para abrir essa conta, é imprescindível que o responsável já possua uma conta no Next. Depois, basta acessar a opção “Next Joy” no aplicativo, inserir as informações do menor de idade e anexar os documentos necessários, como CPF e RG originais.

PicPay

Se você está indeciso sobre qual banco digital escolher para abrir uma conta para menor de 18 anos, uma alternativa é o PicPay. Na realidade, o PicPay não é um banco digital, mas sim uma carteira e conta digital que pode ser utilizada por menores de idade, desde que tenham pelo menos 16 anos.

As vantagens oferecidas são as mesmas para todas as idades, possibilitando que o menor gerencie a sua conta diretamente pelo aplicativo e até mesmo solicite um cartão de débito. Assim sendo, para criar uma conta no PicPay, basta baixar o aplicativo e inserir as informações pessoais durante o processo de registro.

Mercado Pago

A plataforma do Mercado Pago oferece uma conta digital para adolescentes de 13 a 17 anos, em que o próprio jovem pode solicitar a abertura da conta por e-mail, desde que autorizado pelo pai, mãe ou tutor legal.

Não há cobrança de tarifas ou taxas de manutenção, e o aplicativo permite transações via Pix, cartão de débito, pagamentos por QR Code em lojas e bilheterias de transporte, além de uma ferramenta para compartilhar gastos com até 50 pessoas e rendimento automático de 100% do CDI.

Banco Inter

A conta kids oferecida pelo Banco Inter é totalmente gratuita, sem a cobrança de taxas ou tarifas, e possibilita o acesso a investimentos em renda fixa, fundos de investimento e previdência privada.

Ademais, a conta kids também fornece um cartão de crédito com o nome do menor e a bandeira Mastercard. O responsável pela conta pode gerenciá-la pelo aplicativo, escolhendo a forma como deseja lidar com as finanças. Uma grande vantagem é a oportunidade de ensinar ao menor sobre investimentos, enquanto se garante um futuro financeiramente saudável para ele.

Nubank

O Nubank também está oferecendo uma opção de conta para menores de idade, com o objetivo de tornar as finanças mais acessíveis para todos os públicos. A NuConta pode ser aberta por pais ou responsáveis legais em nome dos menores.

Requisitos para abertura de conta

O processo de abertura de conta para menores de idade varia de acordo com cada banco. Em geral, é solicitada a documentação tanto da criança/adolescente quanto dos pais/responsáveis legais. Por isso, é importante se informar sobre os requisitos e benefícios de cada conta oferecida pelos bancos, a fim de escolher a melhor opção para você e seus filhos.

O que as contas digitais kids oferecem?

As contas digitais para menores oferecem uma variedade de serviços e produtos. Por exemplo, no Banco Inter, é possível acessar investimentos e poupança, com a única diferença de que os investimentos de renda variável não ficam disponíveis para os menores.

No Next Joy, o jovem tem seu próprio cartão de débito para menor de 18 anos e um aplicativo personalizado que atende às suas necessidades. Os pais podem depositar dinheiro, acompanhar gastos e estabelecer missões relacionadas à educação financeira.

Portanto, mais do que simples serviços e produtos, as instituições financeiras fornecem facilidades e ferramentas que ajudam os pais a educar financeiramente seus filhos.

Vantagens de abrir uma conta para para criança?

Por último, essas vantagens oferecidas pelos bancos digitais podem ser extremamente benéficas!

Gestão financeira

Ensinar educação financeira desde cedo é uma vantagem para a vida toda do seu filho. Ele pode compreender aspectos fundamentais, começando a economizar desde cedo e planejando o próprio dinheiro, mesmo que seja uma quantia pequena. Quando ele começar a ganhar mais, já vai entender como gastar e economizar da melhor forma possível.

Autonomia básica

As contas digitais para menores oferecem uma oportunidade para as crianças e adolescentes desenvolverem autonomia financeira desde cedo. Ao invés de pedir para os pais comprarem algo, eles podem economizar e comprar por conta própria. Essa experiência ajuda a criar um senso de responsabilidade que pode ser útil por toda a vida.

Percepção de investimentos

Por fim, ao entrar em contato com contas bancárias e gestão financeira, a criança também pode aprender sobre investimentos, como poupança e renda fixa. Com isso, ela pode começar a adquirir conhecimentos financeiros desde cedo, tendo a oportunidade de garantir uma vida financeira mais saudável no futuro.

Conclusão

Em suma, fica evidente que a conta digital para menor de 18 anos estão se tornando cada vez mais populares entre os bancos e fintechs. Isso se deve, em grande parte, aos benefícios oferecidos por essas contas, que vão desde a possibilidade de aprendizado sobre educação financeira até a autonomia e responsabilidade que elas proporcionam aos jovens.

Além disso, as contas digitais também oferecem facilidades para os pais, que podem controlar e monitorar os gastos dos filhos, bem como estabelecer metas e missões relacionadas à economia. Entre os bancos que oferecem contas digitais para menores de idade estão o Banco Inter, Nubank e Mercado Pago.

Assim, é possível concluir que as contas digitais para menores de idade são uma ótima opção para aqueles que desejam começar a educar financeiramente seus filhos desde cedo, e que os benefícios oferecidos por essas contas podem se estender por toda a vida.

VEJA MAIS RELACIONADO:

Flávio Coelho

Meu nome é Flávio Coelho e ensino através do site Finanças Guiada tudo relacionado a negócios, cartão de crédito e finanças.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *