Consórcio

Consórcio Itaú: O que é, como funciona e vale a pena?

O consórcio Itaú é uma modalidade de crédito na qual o cliente tem a liberdade de escolher o valor desejado, desde que esteja dentro dos limites oferecidos pelo banco. Esse tipo de crédito pode ser utilizado para a aquisição de bens como imóveis, carros e motos.

Cada banco e administradora de consórcio possui um sistema próprio, embora a essência seja semelhante. No entanto, existem pequenas diferenças entre elas.

Neste artigo, apresentaremos informações sobre o funcionamento do consórcio do Itaú, uma das empresas pioneiras neste ramo no Brasil. Iremos fornecer todos os detalhes necessários para que você possa avaliar e comparar com outros bancos que oferecem o mesmo serviço em sua região, e assim decidir qual é a melhor opção para o seu perfil.

O que é Consórcio Itaú?

O Consórcio Itaú é um sistema em que pessoas físicas e/ou jurídicas se unem em um grupo fechado e pagam parcelas mensais para formar uma poupança destinada à compra de um bem, seja ele novo ou usado, como imóvel, carro ou moto. Todos os membros do grupo têm a chance de ser contemplados por meio de sorteios mensais baseados na extração da Loteria Federal ou por meio de lances, desde que exista saldo de caixa proveniente das arrecadações mensais do grupo.

Como funciona o Itaú Consórcio?

Ao decidir fazer um consórcio, é essencial escolher uma empresa transparente, que forneça todas as informações necessárias e esclareça quaisquer dúvidas antes da compra. A segurança é um fator-chave ao adquirir um consórcio.

Atualmente, o Consórcio Itaú possui mais de 260 mil clientes e é uma das empresas de consórcio mais bem avaliadas pelo seu atendimento ao consorciado. Como parte do grupo Itaú Unibanco, os clientes têm acesso a uma ampla rede de atendimento, o que é uma vantagem considerável na hora de escolher onde fazer negócios.

Para participar de um consórcio do Itaú, é fácil: basta acessar o site e fazer uma simulação online ou procurar um gerente em uma agência próxima.

Contemplação por sorteio

A cada mês, ocorre um sorteio para a contemplação no consórcio e, para participar, é necessário pagar as parcelas em dia. Desse modo, todo mês um membro do grupo de consórcio será contemplado, desde que esteja em dia com o pagamento. Os sorteios são realizados pela Loteria Federal, portanto, o contemplado do mês é independente da vontade do banco, da administradora ou do próprio grupo de consorciados.

Contemplação por Lance

No Consórcio Itaú, é possível ser contemplado através do lance. O processo é semelhante a um leilão, onde um grupo de pessoas oferece lances em dinheiro para adquirir um item valioso. A cada mês, os consorciados podem oferecer uma quantia em dinheiro para serem contemplados mais rapidamente e quem fizer a maior oferta leva o bem que está pagando, seja um carro, casa, moto ou outro bem. O valor do lance é deduzido das parcelas restantes e o membro do grupo pode retirar o bem imediatamente.

É importante destacar que, caso vários membros do grupo ofereçam lances em valores diferentes e um deles seja contemplado, os outros não precisarão pagar o lance que deram e continuarão pagando as parcelas normalmente. Isso não impede que esses membros ofereçam novamente outro lance nos meses seguintes.

Uso do FGTS

O FGTS somente pode ser utilizado para a compra de imóveis urbanos residenciais e mistos, com o objetivo de ser a moradia própria. Ele pode ser usado para dar um lance e ser contemplado no consórcio, ou para pagar parte ou totalidade das parcelas do saldo devedor.

Consórcio Itaú tem taxa de adesão?

O Consórcio Itaú não cobra juros, nem entrada, e ainda oferece diversos grupos sem taxa de adesão! Além disso, as taxas de administração são baixas, fazendo com que as parcelas sejam mais leves e te aproximando ainda mais da realização do sonho de adquirir o bem desejado.

Como resgatar

Quando você decide fazer um consórcio do Itaú, uma das maiores dúvidas que podem surgir são as regras para a aquisição de um imóvel ou veículo com a carta de crédito já contemplada. Essas regras podem variar bastante de uma administradora para outra, tornando difícil saber exatamente quais são as exigências para faturamento dos bens, qual documentação é necessária ou mesmo qual é o limite de ano de fabricação para os veículos.

No caso do consórcio Itaú, as regras para o faturamento de carros e imóveis são complexas e requerem uma pesquisa cuidadosa. Para ajudar nesse processo, preparamos um artigo exclusivo sobre esse tema para você. Basta clicar aqui para acessá-lo.

Como fazer o cancelamento

Quando alguém adere a um consórcio do Itaú, tem como objetivo aquisição de um bem, como um imóvel ou um veículo. No entanto, imprevistos podem ocorrer e o consorciado pode decidir desistir da cota. Com o Consórcio Itaú, é possível cancelar a cota de forma simples, entrando em contato com a central de atendimento ao consorciado e solicitando o cancelamento. Porém, é importante lembrar que é preciso verificar se há opções mais vantajosas, como diminuir o crédito para reduzir o valor das parcelas ou vender a cota para outra empresa e receber parte do valor já pago à vista, livrando-se das parcelas restantes.

Consórcio Itaú Telefone

Os canais de atendimento do Consórcio Itaú são considerados um dos melhores do mercado, oferecendo serviços de excelência para os clientes. Além do contato telefônico, os consorciados podem utilizar o WhatsApp, chat no site, aplicativo, redes sociais ou comparecer diretamente nas agências para obter informações e fazer solicitações.

Essa variedade de opções permite que os clientes escolham o meio mais conveniente para eles. Caso prefira entrar em contato por telefone, basta ligar para o número:

  • 4004-4828 (capitais e região metropolitana)
  • 0800 970 4828 (outras localidades).

Consórcio Itaú para imóveis

Se você tem o sonho de adquirir um imóvel, o Consórcio Itaú pode ser a solução que você precisa. Com ele, você pode comprar o bem de forma planejada, segura e econômica. As parcelas do consórcio são mais acessíveis do que as de um financiamento tradicional, já que em vez de juros, é cobrada uma taxa de administração fixa que é dividida entre as parcelas. Isso torna o consórcio uma opção flexível que se ajusta a diferentes orçamentos familiares.

O que é esse tipo de consórcio?

O consórcio de imóveis do Itaú é uma excelente opção para quem deseja comprar a casa própria sem juros e pagando um preço mais baixo. Neste produto, os consorciados se unem em grupos para formar uma poupança conjunta e, quando contemplados, podem adquirir o bem à vista. O consórcio oferece ampla flexibilidade de uso, além de taxas competitivas e um atendimento ao cliente diferenciado.

Características

No Itaú, você tem a possibilidade de comprar um imóvel novo ou usado, seja para moradia ou lazer. Anualmente, os grupos de consórcios de imóveis são ajustados conforme o INCC, garantindo a possibilidade de compra para todos os membros dos grupos.

Assim como no consórcio de veículos, é preciso esperar pela contemplação por meio de sorteio ou dar um lance. Além disso, quando chegar sua vez de contemplação, haverá uma análise do seu perfil e do imóvel escolhido para garantir que tudo esteja em ordem.

Em caso de imprevistos que impossibilitem o pagamento das parcelas, há a opção de transferir sua cota para outra pessoa, que também passará por análise. Além disso, é possível receber o dinheiro já pago de volta, com descontos previstos na legislação.

A burocracia para consórcios de imóveis é diferente da exigida para veículos e pode envolver a apresentação de documentos pessoais do vendedor e do imóvel. Devido a essas particularidades, não é possível explicar tudo em um único texto.

Onde usar o consórcio de imóveis Itaú?

Requisitos e exigências mínimas solicitadas pelo Itaú

No caso de construção e reforma, o consorciado contemplado pelo Consórcio Itaú pode utilizar o crédito para construir em terrenos urbanos ou rurais em qualquer lugar do Brasil. No entanto, para reformas, o crédito só pode ser utilizado em imóveis de propriedade do consorciado.

O consorciado contemplado deve providenciar um cronograma físico-financeiro, um memorial descritivo, um projeto, uma planta e um alvará aprovados pelas autoridades competentes por meio de um profissional especializado. É importante ressaltar que não é permitido comprar um terreno e construir com a mesma carta de crédito do Itaú.

O bem imóvel a ser construído ou reformado deverá ser avaliado previamente pelo Itaú ou por uma empresa indicada por ele. Se o bem não for considerado uma garantia adequada, a Administradora poderá recusá-lo ou exigir outras garantias.

O crédito é liberado integralmente em uma única parcela, desde que o terreno esteja quitado e que haja uma garantia de 120% do valor da liberação. Além disso, é possível oferecer outro imóvel em nome do titular da carta de crédito como garantia até o final do plano.

Consórcio Itaú para carros

O Consórcio Itaú oferece aos seus clientes uma forma fácil e econômica de adquirir um veículo. As parcelas têm valores bastante reduzidos se comparadas a outras opções financeiras disponíveis no mercado. Além disso, não há cobrança de juros, apenas uma taxa de administração fixa, que é dividida entre as parcelas. Dessa forma, é possível se planejar e realizar seus planos sem comprometer suas finanças.

O que é esse tipo de consórcio?

O consorciado tem a liberdade de escolher o fornecedor/vendedor e o modelo/marca do bem móvel que deseja adquirir. Se o valor do bem escolhido for maior que o crédito disponível, o consorciado contemplado será responsável pelo pagamento da diferença no preço.

Características

Caso o valor do bem móvel a ser adquirido seja inferior ao valor do crédito, o consorciado terá a opção de escolher como utilizar a diferença. Essa diferença poderá ser utilizada para: pagar despesas relacionadas ao bem, como transferência e registro da garantia, pagamento de tributos e seguros, limitado a 10% do crédito; amortizar parcelas a vencer, diminuindo o valor das parcelas futuras; receber o dinheiro de volta quando todas as obrigações financeiras com o grupo do consórcio estiverem quitadas; adquirir outro bem móvel da mesma modalidade, que será usado como garantia perante a administradora.

Opções de veículos disponíveis para aquisição.

  • Implementos rodoviários (reboques e semirreboques)
  • Motos
  • Veículos leves
  • Vans
  • Ônibus
  • Caminhões
  • Tratores

Consórcio Itaú para caminhão

Há uma novidade no Consórcio Itaú que pode deixar muitos consorciados animados. Agora é possível adquirir veículos pesados por meio do consórcio, e a ConsorcioCred, parceira do Itaú, já está pronta para compartilhar as condições de aquisição dessa novidade.

A grande vantagem é que há créditos disponíveis com valores extremamente abrangentes e parcelas acessíveis, variando de R$ 100.000,00 a R$ 300.000,00. As parcelas podem ser pagas em até 100 meses, com valores que vão de R$ 1.216,8 a R$ 3.360,00.

Além disso, em certas condições é possível juntar cotas do mesmo grupo em até R$ 600.000,00 no mesmo CPF ou CNPJ. É importante contar com a ajuda de consultores experientes do mercado, como a ConsorcioCred, para analisar qual condição melhor se adequá às necessidades do consorciado.

O que é Consórcio Itaú veículos pesados?

Essa nova modalidade de consórcio está em crescimento exponencial, tornando-se um produto altamente requisitado. É uma forma inovadora de adquirir um bem móvel de grande porte sem pagar juros, atendendo às necessidades tanto de quem atua em áreas urbanas quanto rurais.

O consórcio Itaú veículos de grande porte segue as mesmas regras de um consórcio convencional, porém com uma ampla variedade de opções para adquirir com a carta de crédito.

Como mencionado anteriormente, o consórcio Itaú veículos de grande porte abre espaço para uma categoria em forte ascensão, possibilitando a aquisição de veículos pesados por meio de grupos exclusivos e taxas bem reduzidas.

O que pode e não pode ser adquirido?

Atualmente, nem todas as opções de garantias estão disponíveis para a categoria de veículos pesados. Embora a administradora tenha informado que pretende disponibilizar em breve uma variedade maior de bens que se enquadram nessa categoria, ainda existem opções relevantes que não estão disponíveis como garantias no Consórcio Itaú de veículos pesados. Então, quais são as garantias disponíveis?

Veículos pesados que podem ser adquiridos pelo consórcio Itaú:

Categoria Exemplos
Caminhões VUC, Toco, Truck, Cavalo Mecânico
Ônibus Urbano, Rodoviário
Vans Executiva, Escolar, Ambulância
Tratores Agrícola, de Esteira, de Roda
Implementos rodoviários Baú, Sider, Carreta, Tanque

Veículos pesados que ainda não podem ser adquiridos pelo consórcio Itaú:

Categoria Exemplos
Implementos agrícolas Plantadeira, Colheitadeira, Adubadeira
Embarcações Lancha, Barco de Pesca, Navio
Aeronaves Helicóptero, Avião
Máquinas de construção Escavadeira, Retroescavadeira, Guindaste
Refrigeradores de transporte Baú refrigerado, Carroceria refrigerada

Acreditamos que nos próximos meses ou futuramente haja a inclusão dessas categorias, o que tornará o Consórcio Itaú veículos pesados ainda mais interessante.

O Consórcio Itaú é bom?

Você só poderá obter essa resposta depois de avaliar todas as opções disponíveis. Como mencionamos anteriormente, cada administradora e banco tem sua própria burocracia e normas. Depende do cliente fazer uma autoavaliação sobre seus objetivos, quanto capital pode investir, quanto tempo está disponível para aguardar a contemplação, entre outros tópicos.

A ConsorcioCred está sempre disponível para tirar suas dúvidas e guiá-lo para a melhor opção de negócio possível. Se tiver alguma pergunta ou dúvida, entre em contato com nossos especialistas em consórcio.

Consórcio Itaú vale a pena?

Para avaliar se o consórcio Itaú vale a pena, é necessário levar em consideração os objetivos do cliente, o capital disponível para investimento e o tempo de espera para a contemplação. É importante também avaliar as taxas de administração e as condições oferecidas pelo banco. Além disso, é recomendado fazer uma comparação com outras administradoras de consórcio para verificar qual oferece as melhores opções.

Caso ainda existam dúvidas, é possível entrar em contato com os especialistas em consórcio da ConsorcioCred, que podem auxiliar na escolha do melhor negócio. Vale lembrar que o consórcio é uma opção de crédito que pode ser vantajosa para quem não tem pressa em adquirir o bem e está disposto a esperar pela contemplação, sem pagar juros abusivos. No entanto, é preciso avaliar cuidadosamente as condições oferecidas antes de tomar uma decisão.

VEJA MAIS RELACIONADO:

Flávio Coelho

Meu nome é Flávio Coelho e ensino através do site Finanças Guiada tudo relacionado a negócios, cartão de crédito e finanças.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *