Cartão de CréditoCartõesFatura

Como Pagar a Fatura do Cartão de Crédito com Outro Cartão?

Muitas pessoas se perguntam como pagar a fatura de cartão de crédito com outro cartão? Mas isso na prática é possível? É o que iremos abordar mais a fundo nesse artigo, Portanto, fique até o final e saiba tudo sobre essa pergunta.

Conforme a pesquisa realizada pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), o cartão de crédito é uma das principais formas de pagamento entre os brasileiros, contando com cerca de 52 milhões de usuários.

Por outro lado, um estudo realizado pela Associação Brasileira de Defesa do Consumidor (Proteste) revelou que, no primeiro trimestre de 2022, o cartão de crédito foi a principal causa do endividamento de 72% dos residentes do Rio de Janeiro e São Paulo.

Nesse contexto, tem se tornado cada vez mais frequente o uso de opções alternativas para quitar as faturas do cartão de crédito, tais como o parcelamento e, inclusive, o uso de um segundo cartão de crédito, como será explicado a seguir.

É possível pagar a fatura do cartão de crédito usando outro cartão?

Existem diversas instituições e carteiras virtuais que permitem que os clientes usem seus cartões de crédito para pagar as faturas de outros cartões, desde que não sejam do mesmo banco. Isso significa que se alguém precisar pagar uma fatura do Nubank, por exemplo, não poderá usar o cartão de crédito da fintech para efetuar o pagamento e terá que usar um cartão de outra instituição.

Além disso, é importante que o cliente fique atento ao valor a ser pago, pois é necessário ter limite disponível tanto no cartão de crédito quanto na quantia liberada pela administradora, uma vez que em alguns casos pode haver um limite de valor para o pagamento das faturas.

Também é importante lembrar que a fatura não pode estar vencida, deve conter um código de barras e o serviço é cobrado pela administradora do cartão. As taxas podem variar de acordo com cada instituição. Na Caixa Econômica Federal, por exemplo, é cobrado R$7,50 por pagamento, enquanto no Santander o valor é quase R$25. Portanto, é responsabilidade do cliente verificar a disponibilidade do serviço e as taxas cobradas.

Como pagar a fatura do cartão de crédito usando outro cartão?

Para realizar o pagamento da fatura do cartão de crédito com outro cartão, o primeiro passo é obter a numeração do código de barras da fatura ou baixá-la em um dispositivo que permita a leitura pela câmera. Em seguida, acesse o aplicativo da instituição financeira do cartão de crédito que será usado para efetuar o pagamento e procure pela opção “Pague contas” ou “Pagamento de contas”.

Depois disso, escolha se deseja pagar o boleto à vista ou parcelado, verifique as taxas aplicáveis e confirme a operação. É importante lembrar que esse tipo de transação requer que os prazos de vencimento das faturas dos cartões envolvidos, ou seja, aquele que será pago e aquele que será usado para fazer o pagamento, sejam diferentes.

Abaixo veja exemplos mais detalhados para fazer o pagamento usando duas contas de duas instituições diferentes, confira:

PicPay

  1. Baixe o aplicativo PicPay e crie sua conta (disponível para Android e iOS).
  2. Acesse sua conta e cadastre o cartão de crédito que você usará para pagar a fatura.
  3. Toque no botão verde “Pagar” na página principal do aplicativo.
  4. Acesse a aba “Store” (no canto superior direito da tela).
  5. Selecione “Pagar Conta”.
  6. Escolha entre usar o leitor de código de barras ou digitar o código manualmente.
  7. Confira a forma de pagamento e confirme.
  8. Pronto!

RecargaPay:

  1. Abra o aplicativo RecargaPay (disponível para Android e iOS).
  2. Clique em “Contas e Boletos”.
  3. Digite o código de barras que você copiou no aplicativo do seu cartão ou faça a leitura do código através da câmera do seu celular.
  4. Verifique com muita atenção o banco, valor e data de vencimento do boleto. Se estiver tudo correto, clique em “Continuar”.
  5. Escolha a forma de pagamento (você pode pagar com cartão de crédito ou saldo em conta).
  6. Escolha entre pagar o boleto à vista ou parcelado com juros.
  7. Verifique se está tudo correto e selecione “Confirmar pagamento”.

O que acontece se não tiver limite suficiente para pagar a fatura do cartão?

Caso o limite disponível no cartão de crédito não seja suficiente para pagar a fatura, o cliente tem a opção de pagar o valor mínimo ou parcelar o valor total. Na primeira alternativa, o pagamento mínimo permite que o consumidor pague apenas uma porcentagem do valor total, estabelecida pela instituição financeira na própria fatura.

Por outro lado, o parcelamento consiste em pagar o valor total da fatura, mas dividindo-o em parcelas que serão pagas mensalmente. Dessa forma, o valor será quitado gradualmente.

Pagar o mínimo ou parcelar a fatura do cartão de crédito, qual melhor?

Quando o cliente opta por pagar somente o valor mínimo da fatura do cartão de crédito, ele entra no chamado crédito rotativo, que acontece quando os juros são cobrados sobre o valor que restou a pagar e acrescentados à fatura do mês seguinte. Em setembro de 2022, segundo o Banco Central do Brasil, os juros do crédito rotativo podiam chegar a 23,46% ao mês.

Dessa forma, é recomendado que o pagamento mínimo seja feito somente se o cliente tiver certeza de que terá dinheiro suficiente para quitar o restante da fatura no mês seguinte. Caso contrário, o adiamento pode levar a dívidas e até mesmo à inadimplência, pois a fatura pode chegar a valores maiores do que o esperado.

Por outro lado, o parcelamento da fatura pode ser realizado pagando o valor total com o cartão de crédito ou parcelando-a diretamente com a administradora do cartão. Na primeira opção, a operação é semelhante à compra parcelada de produtos e serviços, porém com a aplicação de uma taxa.

No parcelamento com a administradora do cartão, é cobrada uma taxa de juros sobre cada parcela paga, que, de acordo com o BC, pode chegar a 18% ao mês, considerado inferior aos juros do crédito rotativo.

Ambas as opções possuem taxas, mas no parcelamento via cartão de crédito, o limite do cartão é liberado integralmente, pois a fatura é considerada paga. Já no parcelamento com a administradora, o limite total do cartão fica bloqueado e é liberado gradualmente conforme as parcelas são pagas.

No entanto, o consumidor deve estar atento às opções disponíveis para evitar o superendividamento.

Vale a pena pagar a fatura do cartão com outro cartão?

Escolher pagar a fatura do cartão de crédito com outro cartão só é recomendado em situações emergenciais, porque há um grande risco de se endividar, já que você está apenas transferindo uma dívida de um cartão para outro.

É compreensível que ocorram imprevistos e, nessas situações, é melhor pagar a fatura do cartão de crédito com outro cartão do que atrasar as contas ou recorrer ao crédito rotativo. No entanto, é importante ter consciência de que essa prática não pode se tornar um hábito.

VEJA MAIS RELACIONADO:

Flávio Coelho

Meu nome é Flávio Coelho e ensino através do site Finanças Guiada tudo relacionado a negócios, cartão de crédito e finanças.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *