Bancos

CDB Nubank: o que é, como funciona e é seguro investir?

Confira nesse artigo o que é o CDB do Nubank, como funciona e se vale a pena fazer investimento nesse ativo.

O Certificado de Depósito Bancário (CDB) do Nubank é apenas um dos muitos serviços que o banco oferece e apresenta várias vantagens para o investidor.

Por isso, é de suma importância entender como funciona esse tipo de investimento para decidir se é vantajoso investir nele ou não.

O que é CDB Nubank?

O CDB Nubank é um título de renda fixa privada que o banco digital disponibiliza, onde você empresta dinheiro para a fintech e recebe juros em troca.

Essa é uma das principais maneiras que os bancos usam para conseguir dinheiro para fazer o financiamento de suas atividades.

Para acessar uma variedade maior de produtos de investimento disponibilizado pela fintech, é recomendável criar uma conta na Nu Invest, a corretora do Nubank.

No entanto, o próprio aplicativo do Nubank oferece alguns ativos para investimento, como fundos de investimento, RDBs (Recibo de Depósito Bancário) e até mesmo ações na bolsa de valores.

Para acessar o CDB Nubank, siga estes passos simples:

  • Acesse o aplicativo do Nubank;
  • Vá para a seção “Conta”;
  • Deslize os ícones para a esquerda e selecione “Investir”;
  • Na aba dos CDBs, escolha entre os pré-fixados e os pós-fixados.

Falado isso, abaixo explicaremos como cada um dos dois funciona. Portanto, continue lendo para descobrir mais!

Como funciona o CDB Nubank?

O CDB Nubank pode render um valor fixo, que permanece constante ao longo do tempo, chamado de pré-fixado, ou uma rentabilidade que varia de acordo com um índice de referência (taxa Selic ou o IPCA), chamado de pós-fixado.

O principal risco desse tipo de investimento é o risco de crédito, também conhecido como risco de calote, que é a chance de o banco não ser capaz de devolver o dinheiro que você investiu.

No entanto, esse investimento é considerados seguro porque são protegidos pelo FGC, o Fundo Garantidor de Créditos, que garante o seu investimento até R$ 250.000,00 caso a instituição entre em falência.

Por último, a liquidez dos CDBs oferecidos pelo Nubank é de 45 dias, o que significa que você pode resgatar seu investimento depois desse período, se desejar.

Impostos cobrados

Vale lembrar que o CDB Nubank tem incidência de imposto de renda de acordo com a tabela regressiva abaixo:

TEMPO COM O TÍTULO ALÍQUOTA
Até 180 dias 22,5%
De 180 a 360 dias 20%
De 360 a 720 dias 17,5%
A partir de 720 dias 15%

Outro imposto é o IOF (Imposto sobre Operações Financeiras). Porém, ele só será cobrado caso o investidor faça o resgate antes dos primeiros 30 dias investido e também segue uma tabela regressiva, confira!

Tabela IOF - Imposto sobre Operações Financeiras

Vale a pena investir no CDB Nubank?

Para os clientes que querem concentrar grande parte das suas finanças no banco, pode ser vantajoso investir no CDB Nubank.

Contudo, é importante frisar que não estamos oferecendo conselhos para investir nesse CDB, apenas avaliando as vantagens.

A decisão sobre onde investir cabe a você. Caso precise de ajuda nessa decisão, não deixe de entrar em contato com um Assessor de Investimentos.

No entanto, a baixa liquidez nos primeiros 30 dias significa que existem outras opções de investimento que podem ser mais vantajosas. Além disso, alguns investimentos com liquidez diária oferecem rendimentos superiores a 100% do CDI.

Por esses motivos, é bastante importante fazer uma analise das suas necessidade e comparar outros ativos e ter um melhor entendimento de qual é o melhor para você naquele momento.

Flávio Coelho

Meu nome é Flávio Coelho e ensino através do site Finanças Guiada tudo relacionado a negócios, cartão de crédito e finanças.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *