Saber o telefone do Bacen, o Banco Central do Brasil, é crucial para conseguir informações a respeito das instituições financeiras que existem em nosso país.
Os serviços de contato do Banco Central estão abertos para receber elogios, sugestões, reclamações e até caso preferir denúncias.
Sendo assim, através desses canais, os usuários podem apresentar queixas contra bancos ou outras instituições financeiras que estejam envolvidas em atividades ilegais.
Portanto, aqui estão as várias formas de entrar em contato com essa instituição, além do número de telefone do Banco Central. Confira!
Como entrar em contato com o telefone do Bacen?
Qualquer pessoa que queira se comunicar com a instituição tem várias opções, como telefone, correspondência ou visitando a sede.
Portanto, além do número de telefone do Banco Central, as diferentes formas de entrar em contato com a instituição. Veja!
Número de telefone
A entidade reguladora tem uma Central de Atendimento disponível pelo número 145, atendendo das 08h às 20h, de segunda a sexta-feira, com custo de ligação local.
O propósito desse atendimento ao cidadão é oferecer um canal para esclarecer dúvidas e registrar reclamações contra instituições financeiras.
Presencialmente
No Banco Central, você tem a opção de atendimento presencial, que serve para obter informações ou registrar reclamações.
Sedo assim, para fazer isso, basta ir até a sede do Banco Central em Brasília. Mas, qual é o endereço e o horário?
O atendimento presencial acontece de segunda a sexta-feira, das 10h às 16h. O Banco Central está localizado no Edifício Sede, no Setor Bancário Sul (SBS), Quadra 3, Bloco B, Brasília – DF – CEP: 70074-900.
Além disso, é possível entrar em contato com a Ouvidoria utilizando os formulários em papel disponíveis em todas as regionais do Banco Central. Portanto, para dar uma olhada nos endereços das regionais do BC, acesse esse site.
Atendimento online
Se você prefere resolver os problemas pela internet, o Banco Central oferece atendimento online. Você pode obter informações diretamente na plataforma da instituição, acessando a seção “Fale Conosco“.
Dentro dessa plataforma, você encontra serviços como informações sobre assuntos de responsabilidade do Banco Central e a possibilidade de registrar reclamações contra instituições financeiras.
Para aproveitar todos esses serviços, é preciso ter uma conta na plataforma do Governo, chamada de conta gov.br.
Via correspondência
Qualquer pessoa pode se comunicar com o Banco Central através de correspondência, enviando suas questões para o Departamento de Atendimento Institucional/Divisão de Atendimento ao Cidadão (Deati/Diate).
O endereço para enviar correspondências é: Setor Bancário Sul (SBS), Quadra 3, Bloco B, Edifício Sede, Brasília – DF, CEP: 70074-900. A correspondência deve ser claramente destinada ao Departamento de Atendimento Institucional/Divisão de Atendimento ao Cidadão (Deati/Diate).
Telefone da ouvidoria do Bacen
Como já mencionado, através da ouvidoria do Banco Central, os cidadãos podem expressar reclamações, sugestões e elogios sobre os serviços oferecidos pela instituição.
Sendo assim, para o atendimento por telefone, basta ligar para o número 145, das 8h às 20h, por outro lado tem um custo de uma ligação local.
Por fim, os canais disponíveis para entrar em contato com a Ouvidoria do Banco Central são:
- Denúncia: para relatar práticas ilícitas;
- Elogio: para registrar satisfação com o atendimento público;
- Reclamação: canal para expressar insatisfação com os serviços prestados;
- Sugestão: para apresentar propostas de melhoria.