Conhecer os procedimentos de como cancelar uma compra no cartão de crédito pode trazer comodidade ao consumidor insatisfeito. Além disso, tal direito encontra-se assegurado pelo Código de Defesa do Consumidor.
Existem diversas circunstâncias que podem levar à insatisfação do cliente em relação a um produto ou serviço adquirido, seja através da internet ou em uma loja física.
No entanto, o cancelamento da compra só é possível em situações específicas, por isso é fundamental estar ciente de quando é viável solicitar essa operação.
Portanto, neste texto, serão abordados os procedimentos para cancelar uma compra realizada com cartão de crédito e os motivos que podem justificar essa decisão.
Como cancelar compra no cartão de crédito?
Para solicitar o cancelamento de uma compra feita com cartão de crédito, é necessário entrar em contato com a loja o mais rápido possível. No entanto, é importante lembrar que cada estabelecimento possui políticas distintas em relação a trocas, devoluções e cancelamentos:
- Primeiramente, identifique o estabelecimento por meio da fatura do cartão e entre em contato diretamente com a loja, apresentando motivos válidos para a solicitação;
- Em seguida, a loja deverá informar a instituição emissora do cartão sobre o cancelamento, para que o estorno seja realizado;
- No entanto, quando a transação envolve pagamentos por meio de máquinas de cartão, pode levar até 15 dias para que o cancelamento seja comunicado à operadora do cartão;
- Durante o processo, você será informado sobre a política de cancelamento da loja e o prazo para receber o reembolso no cartão;
- Por fim, caso seja necessário cancelar uma compra devido a fraude no cartão ou se a loja se recusar a efetuar o cancelamento, entre em contato diretamente com a administradora do cartão.
Esteja atento às orientações específicas de cada estabelecimento para garantir um processo eficiente de cancelamento.
Como cancelar compra no cartão de crédito ocorridas de maneiras diferentes
Abaixo confira como cancelar compra no cartão de crédito ocorridas por diferente maneiras.
Cancelar compra feita presencialmente
Na situação em questão, é necessário solicitar ao estabelecimento onde a compra foi realizada o reembolso do valor e, posteriormente, realizar uma nova cobrança. Caso haja recusa por parte do estabelecimento, entre em contato diretamente com a operadora do cartão e peça para cancelar a transação.
Cancelar por desistência ou compra acidental
É possível cancelar uma compra realizada pela internet ou por telefone dentro de um prazo de até sete dias, caso haja uma desistência. Esse período começa a ser contado a partir do momento em que o produto é recebido ou o serviço é ativado, porém é possível efetuar o cancelamento mesmo antes de receber a mercadoria.
Essa garantia é conhecida como Direito de Arrependimento e está assegurada pelo Código de Defesa do Consumidor (CDC). Nesse caso, a responsabilidade de solicitar o reembolso à administradora do cartão fica a cargo do vendedor.
Cancelar cobrança incorreta ou indevida
O primeiro passo é verificar se a transação registrada no cartão de crédito corresponde a uma cobrança recorrente. Muitas vezes, o usuário pode ter assinado um serviço com cobrança mensal e se esquecido de cancelar, ou pode ter ocorrido um aumento de preço não informado ou não lembrado.
Caso você já efetuou o cancelamento da assinatura e mesmo assim foi cobrado indevidamente, é importante entrar em contato com o fornecedor do serviço. Eles têm a obrigação de aceitar o pedido para cancelar a compra.
Se você não reconhece completamente a cobrança, procure imediatamente a administradora do cartão, pois seus dados podem ter sido utilizados por terceiros.
Cancelar compra por motivos de divergência no preço
Caso você identifique que o valor cobrado pelo cartão de crédito é superior ao indicado na etiqueta ou nota fiscal do produto, você tem o direito de ser reembolsado pelo valor pago a mais. Entre em contato com a loja e solicite o reembolso.
Também é possível que o cliente realize uma compra e, alguns dias depois, perceba que o preço da mercadoria abaixou. Nessas situações, não é necessário cancelar a compra, já que pode acontecer de ter pessoas de má índole fazer isso. Além disso, certas bandeiras de cartões como a Visa e Mastercard disponibilizam o Seguro Proteção de Preço.
Com esse seguro, é possível receber a diferença entre o valor pago e o preço atual. No entanto, essa opção só é válida se estiver dentro do prazo de 30 dias a partir da data da compra original.
Cancelamento de compra que não chegou dentro prazo de entrega
Caso você tenha adquirido um móvel e a loja (seja física ou virtual) não tenha realizado a entrega dentro do prazo estabelecido, você tem o direito de cancelar a compra e solicitar o reembolso do valor já pago. O mesmo se aplica a serviços contratados e não executados, como uma reforma ou a instalação de algum serviço, por exemplo.
Nessas situações, entre em contato com o fornecedor do produto ou serviço e solicite o reembolso.
Cancelamento de compra que não foi entregue
Caso a sua encomenda não tenha sido entregue de forma alguma, entre em contato com a loja e solicite o cancelamento do pedido.
Agora, se você perceber que o estabelecimento é fraudulento ou se eles não responderem ao seu contato, entre em contato com a administradora do seu cartão de crédito e informe sobre a situação de fraude. O caso será investigado e, dependendo da circunstância, poderá ser possível obter o reembolso do valor.
Cancelamento de compras de produtos com defeitos
Além da opção de realizar a troca, é possível cancelar a compra de um produto que apresente defeito.
Segundo o Idec, a solicitação de cancelamento pode ser feita diretamente com a loja, fabricante ou assistência técnica. No entanto, o prazo para o cancelamento varia de acordo com a categoria do produto e o tipo de defeito. Para defeitos aparentes, ou seja, aqueles que são identificados logo após o recebimento, os prazos são os seguintes:
- Para produtos de curta duração, como itens alimentícios, você tem um prazo de 30 dias para realizar o cancelamento.
- Já para produtos duráveis, como celulares ou notebooks, o prazo é estendido para 90 dias.
No caso de defeitos ocultos, ou seja, aqueles que não são perceptíveis imediatamente, os prazos também são de 30 dias e 90 dias para produtos não duráveis e duráveis, respectivamente. No entanto, o prazo começa a contar a partir da data em que o consumidor identifica o defeito.
O que acontece após o cancelamento de compras parceladas?
Ao cancelar uma compra que tenha sido parcelada no cartão, é importante ter em mente que apenas as parcelas já pagas serão reembolsadas.
Caso você encontre dificuldades em obter o reembolso do valor pago no cartão de crédito, mesmo tendo o direito garantido por lei, é recomendado registrar uma reclamação nos sites dos serviços de defesa do consumidor.
Uma alternativa adicional é contatar as ouvidorias das administradoras de cartão, caso não seja possível resolver o problema por meio do serviço de atendimento ao cliente (SAC).