Cartão de CréditoCartão de DébitoCartões

Tipos de Cartões: Saiba os Vários Disponíveis e Aceitos no Mercado

Muitas pessoas ainda pensam que os tipos de cartões são limitados aos cartões de débito e de crédito, mas isso é apenas um mito. Há outros tipos de cartões com diferentes funções. Agora nessa matéria listaremos os principais e mostraremos como funciona um por um.

Para que você não fique preso apenas ao conceito de como funciona, lhe daremos algumas dicas no final do artigo sobre como escolher o cartão mais adepto a suas necessidades. Vale lembrar que qualquer débito com cartão deve ser paga, independentemente do tempo. E aposto que você não vai querer comprometer o ótimo funcionamento das finanças pessoais, né verdade?

Tipos de cartões

Existem inúmeros tipos de cartões, desde cartões de crédito a cartões de marca, cartões pré-pagos a cartões com exclusivos de alguma loja. Cada um trabalha de maneira diferente e tem regras específicas. Leia mais sobre os mais famosos tipos de cartões:

Cartão de débito

Sempre vinculado a uma conta bancária, porque o valor utilizado deve ser debitado no mesmo momento ao efetuar compras ou saques. Fornece acesso aos caixas eletrônicos para sacar dinheiro, fazer depósitos, transferências, pagar contas e visualizar extratos, entre diversas opções.

No comércio, ele pode ser usado para fazer pagamentos em locais autorizados, debitando o valor diretamente da conta do titular do cartão, digitando uma senha pessoal e transferindo a mesma quantia para a conta do comerciante ou prestador de serviços. O cartão de débito também pode ser internacional.

Cartão de crédito

Não é necessário estar vinculado a uma conta bancária, porque o valor utilizado para compras ou saques tem que ser pago naturalmente, no dia de vencimento da conta.

O limite da transação vai depender de quão confiável você é como cliente e geralmente leva em consideração os valores das contas e se o cliente é pontual na hora dos pagamentos, pode até ser aumentado o limite de acordo com o tempo de uso. Caso seja um cartão simples, não há benefícios adicionais, além de uma taxa anual mais baixa ou uma isenção dela.

O cartão de crédito se usa de forma internacional também, o que na prática permite compras em websites e em comércios fora do Brasil. Ao viajar ao exterior, o usuário também pode retirar dinheiro, dependendo da disponibilidade de terminais nas filiais ou agências, uma taxa é cobrada. De forma geral, sua anuidade é maior do que os de bandeira nacional.

Os cartões de crédito também têm condições que oferecem mais vantagens, tais como os modelos Gold e Platinum. Para mais informações, baixe nosso infográfico gratuito sobre o assunto clicando aqui.

Cartão pré-pago

O cartão pré-pago é semelhante a um cartão de débito e também é disponibilizado por um banco, mas o valor não é debitado de sua conta bancária, mas do que você depositou no próprio cartão. É por exemplo, como um celular celular pré-pago. Pode ser utilizado em compras nacionais quanto internacionais também, dependendo do modo que foi contratada. É uma excelente alternativa para manter o controle das despesas de viagem ou da mesada dos filhos.

Cartão de loja

Em geral, o cartão de loja é um substituto do crediário próprio. Seu principal objetivo é criar facilidade na hora da cobrança por parte dos lojistas e, consequentemente, ter como garantia que o cliente retorne à loja, com isso mantem a relação com o cliente, porque a fatura deve ser feita diretamente na caixa registradora do estabelecimento.

Não pega fora da loja que o criou, porém disponibiliza vantagens em relação os cartões que os bancos oferecem, tais como descontos especiais, praticidade na hora do pagamento e taxas de juros mais baixas (se houver).

Cartão co-branded

O chamado cartão co-branded combina um cartão de crédito com uma marca para oferecer benefícios específicos. Ele une as vantagens de um cartão de crédito com os de um cartão de loja: pode ser utilizado em diferentes comércios e é capaz de ser pago em qualquer uma das redes bancárias, e oferece benefícios exclusivos em compras na rede que faz parceria com o cartão. Exemplos incluem cartões de linhas aéreas e comércios de varejo.

Caso queiram dar uma olhada numa lista mais repleta dos tipos de cartões que o mercado disponibiliza, baixe o arquivo do infográfico clicando aqui, esse foram apenas os mais conhecidos. Abaixo confira alguns conselhos que daremos na hora de escolhe o melhor cartão.

Dicas caso queira escolher o melhor tipo de cartão

Depende muito de suas necessidades. Algumas pessoas não gostam de fazer compras a crédito. Portanto, não vale a pena ter um cartão de crédito que apenas ocupa espaço na carteira. Se o problema for a mesada das crianças, um cartão pré-pago pode ser a resposta.

Ou, caso você frequente apenas um supermercado de seu gosto, por que não utilizar o cartão do próprio estabelecimento para fazer compras e conseguir alguns beneficioso? O conselho mais importante é olhar para sua vida diária e ver o que você realmente precisa.

Por exemplo, algumas pessoas utilizam o cartão de crédito para juntar suas contas, fazer todas necessidades de compras com ele e estabelecer um limite mensal para ser gastado.

Atualmente, quase todos os serviços aceitam vincular os pagamentos à data de vencimento do cartão. Desta forma, você não precisa se apressar para pagar suas contas e não corre o risco de esquecer uma dívida. Com isso, você pode planejar suas despesas mensais e ter uma organização mais elaborada do seu orçamento pessoal.

Portanto, como tudo que diz respeito ao seu dinheiro, comece por fazer suas pesquisas. Caso tenha uma conta no banco, inicie por aí. Verifique os tipos de cartões que o banco lhe oferece: nacional e internacional; básico, gold ou platinum. E veja o valor da taxa anual também. Caso você nunca viaje para fora do país e não planeja fazer isso, por que pagar uma anuidade mais cara, né?

E é claro, de uma olhada nas ofertas diretamente com as empresas, tais como Visa, Master, Hipercard, American Express, fora outras. Seus processos de emissão de cartões diferem um pouco dos dos bancos.

Você também pode procurar outras instituições de crédito que oferecem serviços de cartão de crédito, mas não se deixe enganar por palavras vazias. Vale sempre lembrar do ditado: “Quando o milagre é demais até o santo desconfia”. Sempre escolha empresas que sejam honestas e famosas nesse ramo.

Em qualquer caso, qualquer que seja o cartão, o importante é usá-lo conscientemente e desfrutar de seus benefícios, mas não exagere. Enfim, Espero que você tenha curtido as dicas deste artigo e que possa fazer ótimas escolhas de agora em diante. Portanto, fique a vontade de fazer qualquer comentários a respeito do artigo, até a próxima.

VEJA MAIS RELACIONADO:

Flávio Coelho

Meu nome é Flávio Coelho e ensino através do site Finanças Guiada tudo relacionado a negócios, cartão de crédito e finanças.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *