Seguros

O que é prêmio de seguro: Saiba de vez o que significa!

Entenda de vez como funciona e o que significa prêmio de seguro. Portanto, fique até o final do artigo para não ficar mais em dúvidas em relação a esse termo.

Caso você já tenha se deparado com o universo dos seguros, é provável que tenha notado uma série de termos específicos sendo utilizados, cujos significados nem sempre são óbvios. Um exemplo disso é o conceito de “prêmio do seguro”.

Em algumas situações, esses termos não representam algo completamente estranho, podendo até ser conhecidos, mas com nomenclaturas diferentes.

O prêmio de seguro, por exemplo, é essencialmente o valor que você já paga pela cobertura do seguro em questão.

A seguir, apresentaremos de forma mais clara o que exatamente esse prêmio representa, qual o seu propósito e faremos uma comparação com outros termos utilizados no âmbito do seguro, que porventura possam gerar confusão.

Como funciona o seguro?

Antes de desvendarmos esse conceito, é importante relembrar brevemente o funcionamento do seguro, que, como sugere o próprio nome, é um serviço contratado para garantir a segurança de algo (ou até mesmo alguém) caso ocorra algum imprevisto.

Tomemos como exemplo o seguro imobiliário, também conhecido em alguns casos como seguro patrimonial. Nessa modalidade, você protege a sua casa, apartamento ou outras formas de residência contra possíveis danos decorrentes de incêndios, furtos, desastres naturais e outras eventualidades.

Para usufruir desse benefício, é necessário efetuar um pagamento mensal, cujo valor é determinado de acordo com o pacote selecionado, detalhado no contrato de seguro, também conhecido como apólice.

Esse montante pode variar tanto entre diferentes empresas seguradoras como também conforme as coberturas que você deseja incluir. Logo, quanto mais extensa a cobertura desejada, mais elevado será o valor do pacote de seguro.

Afinal, o que é o prêmio de seguro?

Depois de ter abordado mais sobre o que é um seguro, agora vem a pergunta que não quer calar “o que é prêmio de seguro?”

De fato, o prêmio corresponde exatamente ao valor mensal que o cliente paga. Sim, prêmio e mensalidade do seguro são sinônimos. Em algumas situações, esse valor pode ser cobrado mensalmente, anualmente ou até mesmo de uma única vez.

Portanto, ao contratar um seguro cujo custo mensal é de R$600, significa que o prêmio do seguro corresponde a R$600. Simples né?

Como é calculado o prêmio do seguro?

Na realidade, não há uma fórmula fixa para determinar o prêmio do seguro, pois a responsabilidade por essa avaliação recai sobre a seguradora com a qual você fecha o contrato.

Portanto, a resposta pode não ser do agrado de todos, mas é a verdade: isso vai depender!

No entanto, não se preocupe, pois há alguns elementos que podem lhe proporcionar uma noção aproximada do valor antes de contratar qualquer tipo de seguro.

Resumidamente, quanto mais elevado o nível de risco, maior será o preço cobrado pelo seguro.

Vamos lá! Por exemplo, quando se trata de um seguro residencial e o imóvel está localizado em uma área de maior risco, é provável que o prêmio a ser pago seja mais elevado. Além disso, caso o seguro ofereça uma cobertura abrangente com várias assistências inclusas, o valor também tende a aumentar.

Caso você queira ter uma ideia mais clara, é possível solicitar um orçamento junto à seguradora para ter uma estimativa dos custos.

No caso da cotação de um seguro automóvel, por exemplo, será necessário fornecer informações sobre o veículo, os condutores e outros detalhes importantes que a empresa possa requerer.

Todas essas informações devem estar detalhadas na apólice, que nada mais é do que o contrato com todas as detalhes do serviço que foi contratado.

Qual a diferenças entre prêmio e indenização?

Existe um outro termo bastante frequente, que é a indenização, e muitas pessoas o confundem com o prêmio, mas na verdade eles são distintos.

O prêmio corresponde ao valor que você paga para obter o direito às coberturas e serviços da empresa, caso aconteça algo previsto no contrato. Por outro lado, a indenização é o valor ou pagamento que você recebe para cobrir os serviços e prejuízos que lhe foram devidos.

De forma clara, o prêmio é o montante que você paga, enquanto a indenização é o valor que você tem direito em contrato.

O que acontece caso o prêmio de seguro atrase?

Se você deixar de pagar o prêmio do seguro, pode ocorrer a suspensão temporária ou até mesmo o cancelamento do serviço, dependendo da situação!

Nessas circunstâncias, se em algum momento você precisar acionar o seguro e o pagamento não estiver em dia, não terá direito à indenização, pois o serviço não estará de forma regular.

Todas as condições relacionadas ao funcionamento e aos pagamentos do seguro estão detalhadas na apólice, portanto, em caso de dúvidas, é sempre importante consultar o documento para saber como proceder.

Conclusão

O prêmio de seguro nada mais é do que o valor que a pessoa que contratar um seguro irá pagar mensalmente, ou como já falamos, em alguns casos anualmente ou de forma única.

Sendo assim, fique atento em termos específicos previstos e contrato para não ficar em dúvida em relação a nada que está previamente acordado na apólice

VEJA MAIS RELACIONADO:

Flávio Coelho

Meu nome é Flávio Coelho e ensino através do site Finanças Guiada tudo relacionado a negócios, cartão de crédito e finanças.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *