BancosOpen Banking

Open Banking Santander: O que é ,vantagens e como aderir

Entenda como o Open Banking do Santander pode beneficiar sua vida financeira, permitindo que o banco acesse seus dados em outras instituições financeiras para oferecer serviços personalizados.

Com essa solução financeira, é possível aproveitar a reputação e o crédito conquistados em outras instituições. Para saber mais sobre como funciona o Open Banking do Santander, confira o artigo preparado e aproveite a leitura!

O que é o Open Banking Santander?

O Open Banking Santander e sua progressão para o Open Finance permitem que o banco conheça seus clientes em profundidade e, assim, ofereça serviços e produtos personalizados. Esse sistema permite que bancos e instituições financeiras compartilhem informações e dados, desde que autorizados pelos clientes e supervisionados pelo Banco Central.

O objetivo do Open Banking é fomentar a competição no mercado financeiro e estimular a inovação, visando ainda a promover maior transparência entre as instituições. Com isso, proporcionando mais controle aos clientes sobre seus dados e informações financeiras.

Vantagens do Open Banking Santander?

O Open Banking ou Open Finance do Santander oferece diversas vantagens, como a possibilidade de ter ofertas personalizadas, como aumento de limite no cartão, taxas de juros reduzidas e crédito para financiamentos. Além disso, é possível utilizar o sistema para gerenciar contratos, acompanhar compromissos, monitorar limites de crédito, consultar o CPF e muito mais, melhorando a gestão da vida financeira.

Um outro benefício do Open Finance é que já é viável acessar informações sobre saldo, extrato, transações e faturas de outros bancos pelos canais digitais do Santander. E se você ainda não é cliente, pode se tornar de forma rápida e online, clicando em nesse link.

É seguro o Open Bankink Santander?

O Open Banking do Santander é um sistema seguro, com regras rigorosas e supervisão do Banco Central em todo o processo. O compartilhamento de dados ocorre em ambiente 100% online, criptografado e com várias camadas de segurança, além da autenticação do cliente e das instituições participantes.

Outro aspecto importante é que não há um banco de dados centralizado, sendo cada instituição responsável por proteger as informações de acordo com as regras de segurança cibernética e a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). Neste sentido, o Santander tem a vantagem de ser uma instituição centenária com protocolos de segurança testados e aprovados ao longo do tempo.

Além disso, o prazo máximo que o Santander pode guardar os dados é de 12 meses e o cliente pode cancelar a autorização a qualquer momento. O compartilhamento de dados só pode ocorrer mediante consentimento, autenticação e confirmação do cliente, e o Santander só pode acessar os dados que o cliente autorizar.

Como aderir ao Open Banking Santander?

Para ativar o Open Finance Santander e aproveitar todas as suas vantagens, é fácil e pode ser feito online. Basta usar um dos canais digitais da empresa, como o aplicativo Santander (disponível para Android e iOS), internet banking ou portal Santander e autorizar o compartilhamento de seus dados.

Sendo assim, também é viável compartilhar informações da sua empresa ao cadastrar-se no aplicativo Santander Empresa ou no Internet Banking Empresarial.

No entanto, é importante lembrar que você precisa autorizar o compartilhamento de dados para cada instituição individualmente. Portanto, se você tiver conta em mais de um banco ou instituição financeira, será necessário autorizar o compartilhamento de dados para cada uma delas.

Abaixo está o tutorial passo a passo para ativar o Open Finance no app Santander:

  1. Abra o app Santander e toque no ícone das três barras no canto superior direito;
  2. Selecione a opção “Open Finance”;
  3. Toque em “Adicionar Instituição”;
  4. Escolha a instituição financeira que deseja compartilhar seus dados;
  5. Confirme as informações e o período em que elas ficarão disponíveis.

Depois de realizar essas etapas, você será redirecionado para concluir o compartilhamento na instituição escolhida. Com isso, poderá acompanhar o status das suas solicitações no app Santander.

VEJA MAIS RELACIONADO:

Flávio Coelho

Meu nome é Flávio Coelho e ensino através do site Finanças Guiada tudo relacionado a negócios, cartão de crédito e finanças.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *