Notícias

Ministro Roberto Barroso é eleito presidente do Supremo Tribunal Federal

Na quarta-feira, dia 9, o ministro Luis Roberto Barroso foi escolhido para a posição de presidente do Supremo Tribunal Federal (STF). A partir do fim de setembro, Barroso estará à frente da Corte durante um período de dois anos. A cerimônia de posse está programada para ocorrer em 28 de setembro.

A votação que determinou a seleção do ministro foi feita de maneira simbólica pelo plenário da Corte. Nesse momento Barroso é o vice-presidente e estava destinado a ser o próximo a assumir a presidência do tribunal.

Barroso vai assumir a função depois da ministra Rosa Weber, a presidente atual, se desligar do cargo. No próximo mês de setembro, a ministra celebrará seu 75º aniversário, atingindo assim o limite de idade para a aposentadoria compulsória. Com isso, o próximo vice-presidente a assumir será Edson Fachin.

Ao receber com aplausos a sua eleição, Barroso enfatizou que é uma grande honra liderar o sistema judiciário do Brasil. Ele expressou,

Recebo com imensa humildade essa tarefa que me é confiada e consciente do peso dessa responsabilidade. Pretendo dignificar a cadeira

Com a saída certa da então presidente Rosa Weber vai permitir ao atual presidente da república Luiz Inácio Lula da Silva fazer a segunda nomeação durante o seu terceiro mandato. Sendo que o primeiro indicado foi o ministro Cristiano Zanin.

VEJA MAIS RELACIONADO:

Flávio Coelho

Meu nome é Flávio Coelho e ensino através do site Finanças Guiada tudo relacionado a negócios, cartão de crédito e finanças.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *