Seguros

Corretora de Seguros: O Que é e Como Funciona?

Deseja compreender as atividades realizadas por uma corretora de seguros? Conheça as principais responsabilidades de uma seguradora!

Você tem conhecimento sobre a definição e as funções de uma corretora de seguros? É comum muitas pessoas confundirem com a seguradora em si e com o corretor de seguros. No entanto, será que todas essas entidades desempenham o mesmo papel?

Qual é a finalidade da corretora que oferece diversos tipos de seguros e por que sua atuação é tão significativa? Acompanhe a seguir para mais informações detalhadas!

O que é corretora de seguros?

A corretora de seguros é uma empresa regulamentada pela Superintendência de Seguros Privados (Susep) e tem como função intermediar a relação entre o segurado e a seguradora. Ou seja, atua de maneira indireta no mercado.

Dessa forma, é importante destacar que a corretora tem autorização legal para intermediar qualquer processo de contratação de serviços pelos segurados. Portanto, a corretora de seguros pode atuar tanto com pessoas físicas quanto jurídicas.

Em resumo, a corretora de seguros comercializa os serviços oferecidos pelas seguradoras, desempenhando um papel fundamental na contratação e acompanhamento dos acordos firmados entre o segurado e a companhia de seguros atual ou futura.

Como funciona uma corretora de seguros?

Como já mencionado anteriormente, a corretora de seguros atua como intermediadora no processo de contratação de seguros, facilitando a relação entre os segurados e as seguradoras.

Para isso, é importante que a corretora tenha amplo conhecimento de todos os termos e cláusulas presentes nos contratos de seguro, de forma a informar corretamente os segurados sobre os serviços oferecidos pelas seguradoras.

Além disso, a corretora deve auxiliar na escolha do plano mais adequado para cada perfil de segurado, fornecendo todo o suporte necessário antes, durante e após a contratação.

Entre as suas funções, a corretora de seguros pode desempenhar um papel consultivo, apresentando informações importantes que o segurado desconhece e avaliando qual a melhor opção para sua realidade. A corretora também deve orientar sobre renovações e adequar a apólice conforme as condições estabelecidas durante a negociação.

Portanto, as principais responsabilidades de uma corretora de seguros são:

  • Fazer uma analise do perfil do segurado;
  • Aconselhar os planos mais adequados;
  • Recomendar melhores apólices e coberturas;
  • Fazer mentoria do cliente durante e logo depois da contratação;
  • Avaliar o custo-benefício;
  • Fazer orientações sobre renovações;
  • Adequar a apólice conforme as condições combinadas;
  • Auxiliar o cliente durante toda a vigência.

Qual é a importância da corretora?

O mercado de seguros tem crescido, pois as pessoas buscam proteção contra os riscos aos quais estão expostas. As seguradoras e corretoras de seguros ganham destaque por assegurarem a proteção do patrimônio e da vida dos consumidores. A atividade de ajudar as pessoas a protegerem seus patrimônios de acordo com suas necessidades e prioridades é crucial.

Além dos benefícios oferecidos pelo seguro, muitas corretoras podem conseguir boas condições de pagamento, negociando preços acessíveis para os clientes. Isso ocorre porque as corretoras, muitas vezes, conseguem negociar com as seguradoras preços vantajosos para os consumidores.

Diferenças de Corretora de Seguros vs Seguradora

É comum haver confusão entre corretoras de seguros e seguradoras, mas elas não desempenham a mesma função. Enquanto a corretora faz a intermediação entre segurado e seguradora, a seguradora é a responsável por executar o serviço contratado.

Ambas são regulamentadas pela Susep e autorizadas a atuar no mercado de seguros. A seguradora emite a apólice e assume os riscos da garantia contratada pelo segurado, sendo responsável por arcar com as indenizações em caso de sinistro, de acordo com as condições previstas no contrato.

Por exemplo, se houver uma colisão, é a seguradora que arca com as despesas de reparação, não a corretora. A corretora, por sua vez, auxilia o segurado na escolha do melhor seguro e presta suporte durante e após a contratação.

VEJA MAIS RELACIONADO:

Flávio Coelho

Meu nome é Flávio Coelho e ensino através do site Finanças Guiada tudo relacionado a negócios, cartão de crédito e finanças.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *