Consórcio

Consórcio Sicoob: Veja os servições que a empresa oferece

Já ouviu falar sobre o Consórcio Sicoob? Portanto, saiba tudo em relação sobre essa opção de negócio!

O Consórcio Sicoob é um serviço oferecido por uma das maiores instituições financeiras do Brasil, composta por um grupo de cooperativas de crédito e empresas. Além disso, com cerca de cinco milhões de clientes em todo o país, o Consórcio Sicoob é conhecido por suas diversas opções de consórcios, sendo os mais procurados para automóveis, imóveis e motos.

Se você está curioso para saber mais sobre o Consórcio Sicoob, criamos este artigo para compartilhar com vocês tudo em relação a esse consórcio.

Como funciona o Sicoob?

O Sicoob é composto por cooperativas financeiras e empresas de apoio que trabalham em conjunto para oferecer aos seus associados uma variedade de serviços e produtos financeiros.

Apesar de oferecer todos os serviços e produtos bancários, o Sicoob não é um banco. Na realidade, o Sicoob é uma cooperativa financeira em que os associados são proprietários, e, por isso, os ganhos financeiros são partilhados entre eles.

O que é o consórcio Sicoob?

O Consórcio Sicoob é um conjunto de empresas que permite a aquisição planejada de bens com taxas reduzidas e sem a cobrança de juros. Sendo assim, os participantes são organizados em grupos, que podem ser compostos por pessoas físicas ou jurídicas, todos com o mesmo objetivo: a aquisição de um bem material.

Por meio do sistema de autofinanciamento, é garantida a arrecadação dos valores necessários para a contemplação de todos os participantes do grupo.

Como se associar à Sicoob?

Antes de acessar os serviços e produtos financeiros do Sicoob, é preciso realizar a integralização das cotas e tornar-se um cooperado. O pagamento e o valor dessa cota variam de acordo com cada cooperativa.

Quanto à documentação necessária, é a mesma exigida para a abertura de uma conta corrente em qualquer instituição bancária.

Pessoa física

  • RG;
  • CPF;
  • comprovante de residência;
  • comprovante de renda;

Pessoa jurídica

  • Contrato social / alterações CNPJ/MF;
  • inscrição estadual;
  • documentos dos procuradores.

Quais consórcios a cooperativa oferece?

O Sicoob oferece diversas opções de consórcio para seus associados, sendo elas:

Imóveis

O consórcio imobiliário Sicoob oferece diversos planos que se adequam à realidade financeira do cliente, sendo uma boa opção para quem deseja realizar o sonho da casa própria. O prazo para contemplação é de até 240 meses.

Automóveis

Com o consórcio de automóveis Sicoob, é possível adquirir um carro zero quilômetro por meio de planos de até 86 meses.

Moto

O consórcio de moto do Sicoob oferece boas condições para quem deseja comprar uma moto, com prazos de até 60 meses e um bom índice de contemplações.

Veículos pesados

Por meio do consórcio de veículos pesados, é possível adquirir caminhões, tratores ou utilitários de forma prática e econômica, com planos de até 86 meses.

Bens duráveis

O consórcio de bens duráveis da Sicoob possibilita a aquisição de;

  • eletrodomésticos;
  • eletrônicos;
  • kits solares;
  • máquinas e equipamentos industriais;
  • quadriciclos;
  • motos de trilha;
  • material genético;
  • e muito mais.

Serviços

O consórcio de serviços do Sicoob permite a realização de procedimentos estéticos e cirúrgicos, cursos de especialização, festas de formatura ou casamento, financiamento de viagens, entre outros.

Seguro

Se houver previsão em contrato, o consorciado deverá pagar prêmios de seguro. Algumas situações em que isso pode ocorrer são: quebra de garantia, desemprego e vida.

Taxas cobradas pelo Sicoob consórcio

No consórcio, o valor da prestação é formado pela soma do fundo comum, da taxa de administração, do fundo reserva e do seguro, que são previamente estabelecidos em contrato. Porém, é importante destacar que todas essas taxas incidem sobre o valor do bem ou serviço contratado.

Fundo Comum (FC)

O fundo comum (FC) é o valor que o consorciado vai pagar para criar uma espécie de grande poupança que será utilizada para aquisição do bem ou serviço pelos contemplados.

Taxa de Administração (TA)

Já a taxa de administração (TA) é a remuneração da administradora pelo serviço de gestão e formação do grupo.

Fundo Reserva (FR)

O fundo reserva (FR) é um valor destinado a garantir o funcionamento do grupo em situações adversas, como inadimplência. É importante destacar que a administradora só pode cobrar o FR se estiver previsto em contrato e, caso haja saldo remanescente no final do grupo, ele será devolvido proporcionalmente aos consorciados.

Para calcular o valor da TA e do FR, basta dividir a taxa total pelo prazo do grupo. Lembrando que todas essas taxas incidem sobre o valor do bem ou serviço contratado.

Como emitir a 2ª via do boleto Sicoob Consórcio?

Para solicitar um boleto novo atualizado. Veja as instruções a seguir e emita o boleto quando quiser:

  1. Entre no site oficial dos Consórcios Sicoob;
  2. Aperte na “Acesso à área do consorciado”;
  3. Informe os dados como grupo, cota e senha;
  4. Logo depois, busque a opção “Serviços”;
  5. Encontre por “2ª via do boleto” e clique nessa opção;
  6. Informe a data para que possa compensar o valor/multa ou os juros;
  7. Confirme se está tudo certo;
  8. Aperte em “emitir”;
  9. Agora imprima o boleto ou caso preferir baixe o arquivo no formato PDF;
  10. Por fim, finalize o pagamento onde preferir.

Canais de atendimento do Sicoob Consórcios

A Sicoob Consórcio oferece aos seus clientes dois canais de atendimento: o SAC e a Ouvidoria.

O SAC é o canal indicado para esclarecer dúvidas e obter informações sobre os produtos e serviços oferecidos. Contudo, para entrar em contato, basta ligar para os números 4007-1905 (capitais e regiões metropolitanas) ou 0800 607 3636 (demais localidades).

Por sua vez, a Ouvidoria funciona como um canal de comunicação entre os usuários dos serviços e produtos e a empresa. Os telefones disponíveis são 0800 722 6555 e 0800 940 0458 (para deficientes auditivos e de fala).

Sicoob consórcios é confiável?

A plataforma Reclame Aqui é amplamente conhecida por permitir a análise da reputação das empresas a partir do relacionamento com seus clientes. Portanto, é possível registrar reclamações sobre a qualidade dos serviços ou produtos oferecidos por empresas.

Além disso, clientes podem compartilhar suas experiências e opiniões sobre as empresas e seus produtos. No caso do Sicoob Consórcio, sua avaliação na plataforma é de 7.0, classificada como “bom”. A empresa respondeu a 98,9% das reclamações registradas, sendo que 83% dessas foram solucionadas.

Sicoob consórcios é bom?

Você achou interessante o que foi abordado sobre a empresa? Tudo mencionado nesse artigo inclusive sua reputação online,  indica que a cooperativa parece boa. Sendo assim, é evidente que a empresa se preocupa em manter um bom relacionamento com seus clientes e em atender às necessidades deles.

Entretanto, é importante que você não analise apenas o consórcio Sicoob, mas também outras opções disponíveis no mercado. Somente assim poderá entender quais delas fazem sentido para a sua realidade, prioridades e situação financeira. Por isso, é fundamental que você continue pesquisando sobre o assunto.

Conclusão

Em conclusão, o consórcio Sicoob apresenta-se como uma opção interessante para aqueles que desejam adquirir um bem ou serviço de forma planejada e organizada. Com uma avaliação positiva no Reclame Aqui e canais de atendimento para os clientes, a empresa demonstra sua preocupação em manter um bom relacionamento com os consorciados.

No entanto, é importante lembrar que existem outras opções no mercado e que é necessário pesquisar e avaliar todas as possibilidades antes de tomar uma decisão. Dessa forma, é possível encontrar a melhor alternativa para a sua realidade financeira e prioridades.

VEJA MAIS RELACIONADO:

Flávio Coelho

Meu nome é Flávio Coelho e ensino através do site Finanças Guiada tudo relacionado a negócios, cartão de crédito e finanças.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *