Se você não está familiarizado com o cheque administrativo, é importante saber que ele é uma alternativa para transações de alto valor, garantindo segurança ao verificar se o cheque tem fundo.
Mas quando e como utilizar? Vamos explicar!
O que é cheque administrativo?
O cheque administrativo é uma modalidade de pagamento com funcionalidades semelhantes ao cheque tradicional, porém com uma distinção significativa: ele é emitido diretamente pela própria instituição bancária.
Isso quer dizer que o banco emite o cheque para beneficiários usando seus próprios fundos. Por essa razão, ele também é conhecido como “cheque de tesouraria”.
Depois que o cliente solicita ao banco, a instituição verifica se ele vai conseguir pagar os custos futuramente e devolver o dinheiro.
Em seguida, cabe ao banco preencher todas as informações do cheque. Isso garante que o pagamento seja assegurado, sem risco de emitir cheque sem fundo.
O cheque administrativo é pré-aprovado pela instituição, ou seja, a emissão já é aprovada pelo próprio banco juntamente com os valores preenchidos.
Contudo, caso a pessoa que recebeu o cheque ainda estiver incerta sobre sua autenticidade, ela pode ligar para o banco que emitiu o cheque para verificar.
Como funciona o cheque administrativo?
O cheque é uma forma de pagamento à vista. Portanto, para conseguir usar ele, você precisará de um talão de cheque e preencher as informações necessárias. No entanto, o emissor do cheque precisa ter dinheiro suficiente na conta para cobrir o valor do cheque.
Se não houver dinheiro suficiente na conta, o cheque será devolvido e considerado “cheque sem fundo”. Se isso acontecer duas vezes com o mesmo cheque, o nome da pessoa que emitiu será registrado no Cadastro de Emitentes de Cheques sem Fundos (CCF).
Por outro lado, hoje em dia, as pessoas não usam mais tanto cheques porque existem métodos mais fáceis, como Pix, transferência bancária ou usar cartão de débito/crédito.
Quando posso utilizar o cheque?
Ele é comumente usado para efetuar pagamentos de grandes quantias de uma só vez, como na compra de imóveis ou veículos. Para ilustrar melhor confira o exemplo a seguir:
Imagine que alguém queira adquirir uma casa e, para isso, emita um cheque no valor de R$ 500 mil. A pessoa que receberá o cheque não tem como saber se esse valor está disponível na conta do emissor.
No entanto, se o cheque for um cheque administrativo emitido pelo banco, há garantia de que o pagamento será feito, proporcionando segurança na transação. Contudo, é necessário pagar uma taxa ao banco para este tipo de serviço ser realizado.
Quais as taxas cobradas?
Como mencionado anteriormente, é necessário pagar uma taxa cada vez que emitir um cheque administrativo. O custo pode variar de acordo com cada banco.
Portanto, recomendamos verificar o site oficial da instituição para obter informações sobre as taxas cobradas.
Como identificar um cheque administrativo?
Para identificar um cheque administrativo, basta prestar atenção em suas características. Uma delas é que ele é um pouco maior do que um cheque tradicional.
Além disso, este tipo de cheque não contém o nome nem a assinatura de quem fez o pagamento. A assinatura presente é a do funcionário do própRio banco.
Outro aspecto marcante é que o nome e/ou logotipo da instituição financeira são exibidos de forma mais visível, ou seja, bem maior.
Como solicitar um cheque administrativo?
O cheque administrativo está disponível para compra em qualquer agência bancária. Você pode pedi-lo no caixa ou conversando diretamente com o gerente para solicitar.
Não é obrigatório ter uma conta no banco para obter esse tipo de cheque. No entanto, você precisará fornecer as seguintes informações:
- Nome completo do beneficiário do cheque;
- Nome do banco, número da agência da conta corrente do beneficiário;
- Valor a ser transferido.