Na quarta-feira, dia 9, o ministro Luis Roberto Barroso foi escolhido para a posição de presidente do Supremo Tribunal Federal (STF). A partir do fim de setembro, Barroso estará à frente da Corte durante um período de dois anos. A cerimônia de posse está programada para ocorrer em 28 de setembro.
A votação que determinou a seleção do ministro foi feita de maneira simbólica pelo plenário da Corte. Nesse momento Barroso é o vice-presidente e estava destinado a ser o próximo a assumir a presidência do tribunal.
Barroso vai assumir a função depois da ministra Rosa Weber, a presidente atual, se desligar do cargo. No próximo mês de setembro, a ministra celebrará seu 75º aniversário, atingindo assim o limite de idade para a aposentadoria compulsória. Com isso, o próximo vice-presidente a assumir será Edson Fachin.
Ao receber com aplausos a sua eleição, Barroso enfatizou que é uma grande honra liderar o sistema judiciário do Brasil. Ele expressou,
Recebo com imensa humildade essa tarefa que me é confiada e consciente do peso dessa responsabilidade. Pretendo dignificar a cadeira
Com a saída certa da então presidente Rosa Weber vai permitir ao atual presidente da república Luiz Inácio Lula da Silva fazer a segunda nomeação durante o seu terceiro mandato. Sendo que o primeiro indicado foi o ministro Cristiano Zanin.