Entre os cartões de crédito que o mercado disponibiliza, um dos preferidos e bem popular é o cartão co-branded.
Os cartões de co-branded, também chamados de cartões de varejo, são projetados para tornar mais fácil o uso do crédito dos clientes para uma loja ou empresa específica. Para as empresas, disponibilizar uma forma de pagamento dedicado aos clientes através de um cartão é uma ótima maneira de aumentar a fidelidade e gerar fluxo de caixa para a empresa.
O que é um cartão co-branded?
Um cartão co-branded é um cartão de crédito de uma empresa em especifico criado com colaboração de uma instituição financeira. Estes cartões são projetados para garantir a fidelidade de clientes e são utilizados em qualquer estabelecimento comercial, porém o estabelecimento comercial deve aceitar a bandeira presente no cartão.
Diferenças entre o cartão co-branded e o cartão private label?
O cartão co-branded, ou cartão de varejo, é um modelo de cartão de crédito, assim como o cartão private label. Entretanto, no modo de cartão private label, não é possível fazer compras em outros pontos de venda não habilitados. Com isso, o cliente está limitado a uma única rede de varejo.
Em outras palavras, o cartão private label é um cartão privado. Por isso esse nome, o cliente não vai poder utilizá-lo em outro comercio. Este tipo de cartão é bastante conhecido nas redes de supermercados, farmácias e outros estabelecimentos.
No tipo de cartão co-branded, uma bandeira é colocada nele. Portanto, Por apresentar uma bandeira, os que utilizam têm assim poder de comprar em outros lugares, fora o do estabelecimento parceiro.
Quais são as vantagens de um cartão co-branded?
Sendo um cartão de cooperação comercial, os benefícios mais colocados em pauta são: a facilidade de pagamento para compras no estabelecimento emissor do cartão e ofertas exclusivas.
O comercio emissor do cartão está sempre em busca da fidelidade do cliente. Portanto, muitas vezes eles criam programas exclusivos de ofertas e, com isso incentivar as compras em suas lojas.
Outro beneficio interessante são os programas de pontos, pelo qual os consumidores podem resgatá-los em troca de descontos. Esta é um motivo para que muitos usuários sejam atraídos por esse modelo de cartão, e não optando pelo cartão de crédito convencional.
Como utilizar de forma correta um cartão co-branded?
Esse modelo de cartão é de certa forma fácil de ser adquirido para os consumidores, por motivos que apresenta manutenção baixa e às vantagens de fazer compras em redes afiliadas. Entretanto, os cartões de varejo tem que administrado conforme o que os clientes necessitam.
Não é aconselhável criar inúmeros cartões para diversos estabelecimentos, pois isso vai comprometer a forma de gerenciar as contas e limites de todos eles. É de certa forma mais útil usar um único cartão para as compras que o cliente mais usa e aproveitar os benefícios e vantagens.
Como em outras modalidades de cartões de créditos, as empresas vão lucrar caso tenha atraso caso não pagar a fatura na data do vencimento, assim como cobrar juros rotativos sobre as compras feitas.
Portanto, este aspecto deve ser cuidadosamente monitorado. Outro aspecto a ser observado é que os cartões que não cobram uma anuidade muitas vezes têm uma alta taxa de crédito rotativo e parcelamento da fatura.
Encontre um estabelecimento “amigo” que disponibilize um cartão co-branded de maneira que acompanhe suas carências. A parceria com um estabelecimento ou loja de grande porte não só auxilia a ter clientes fieis e garantidos como também vai fazer com que o cliente esteja sempre contente com as ofertas e benefícios apresentados.