Goiânia/GO. A Operação Falso Ruído, realizada pela Polícia Federal nesta quarta-feira (28/6), tem como objetivo investigar uma fraude relacionada à solicitação judicial de benefícios previdenciários, especialmente a aposentadoria especial/tempo de contribuição.
Segundo as investigações, uma advogada estaria apresentando à Justiça Federal o Perfil Profissiográfico Previdenciário – PPP, um documento que supostamente certificaria as condições ambientais de trabalho, com o intuito de permitir que seus clientes atendessem, de maneira fraudulenta, aos requisitos legais para obter a aposentadoria.
A ação realizada hoje busca aprofundar as investigações, coletando evidências adicionais além das já obtidas durante o inquérito policial, que apura crimes de falsificação de documento público e uso de documento falso. Além disso, procura-se obter informações que possam indicar a participação de outras pessoas no esquema criminoso em questão.
Até o momento, não é possível determinar o prejuízo causado pela fraude, uma vez que existem indícios de que essa mesma técnica de falsificação está sendo utilizada em diversos outros processos em andamento na Justiça Federal.