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Cheque Legal: veja como consultar a situação de um cheque!

Verificar informações na plataforma Cheque Legal pode ser útil para evitar golpes e melhorar as chances de receber seu pagamento corretamente.

No entanto, como nem todo mundo conhece bem essa plataforma, é comum surgirem dúvidas sobre sua confiabilidade.

Para esclarecer essas questões, preparamos este material explicativo abordando os aspectos essenciais sobre essa ferramenta online.

Portanto, confira os detalhes abaixo e avalie se ele é uma opção confiável para atender às suas necessidades.

O Cheque Legal é uma plataforma online que possibilita aos usuários checarem a validade física de um cheque sem custos.

Sendo assim, essa ferramenta foi criada com base no artigo 9º da Resolução n.º 3972, emitida pelo Banco Central.

Ao usar o Cheque Legal para fazer sua verificação, você pode examinar o estado físico de um cheque e determinar se ele se encontra em alguma das seguintes condições:

  1. Bloqueado;
  2. Furtado/roubado;
  3. Sustado;
  4. Cancelado;
  5. Extraviado;
  6. Destruído;
  7. Cheque de conta corrente encerrada;
  8. Sustado ou revogado, mesmo que temporariamente.

Portanto, caso encontre alguma dessas situações durante a consulta, é aconselhável entrar em contato o mais rápido possível com o emissor do cheque para resolver o problema.

Se você quiser descobrir como verificar um cheque de forma gratuita usando essa ferramenta, criamos um guia simples com instruções passo a passo.

  1. Acesse o site da plataforma Cheque Legal;
  2. No canto superior da página, clique em “Consultar um cheque”;
  3. Agora, insira o CPF ou CNPJ do emissor;
  4. Digite o código encontrado no rodapé do cheque e o CPF ou CNPJ de quem está realizando a consulta;
  5. Após preencher as informações, clique em “Consultar Cheque”. O portal mostrará a situação com data e hora. Se o cheque não tiver ocorrências, o portal indicará isso.

Telefone Banco Central

Por fim, se você tiver uma pergunta mais detalhada ou estiver enfrentando um problema técnico, recomendamos que você entre em contato com o telefone Banco Central ligando para o número 145, entre 8h e 20h.

Flávio Coelho

Meu nome é Flávio Coelho e ensino através do site Finanças Guiada tudo relacionado a negócios, cartão de crédito e finanças.

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